Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10831
Tipo: Dissertação
Título: Teias trançantes: o mercado cultural e as dinâmicas da cultura na contemporaneidade
Autor(es): Leite, Fernanda Capibaribe
Autor(es): Leite, Fernanda Capibaribe
Abstract: Nesta dissertação, desenvolvo um estudo de caso acerca do Mercado Cultural, evento anual realizado pelo Instituto Cultural Casa Via Magia, desde 1999, em Salvador, que se direciona à valorização das produções artísticas e culturais independentes, aquelas não diretamente vinculadas às estratégias de difusão e circulação das indústrias culturais. Parto da sua singularidade enquanto um acontecimento da cultura para efetuar uma análise em torno da trajetória que foi sendo trilhada ao longo das suas sete edições, considerando as oscilações e redimensionamentos da proposta difundida pela organização do evento e focando nas aproximações e deslocamentos entre o evento e a articulação das redes de cultura, já que o Mercado Cultural foi fruto do engajamento da Casa Via Magia com as referidas redes. Valho-me, para o desenvolvimento de tal análise, dos estudos acerca da centralidade que o campo cultural vem assumindo, na contemporaneidade, nos quais são evocadas noções como as provenientes de análises dos Estudos Culturais, a relação entre a cultura e as teorias sobre o desenvolvimento, os impactos da globalização em nossas sociedades e os paradoxos engendrados com o surgimento das tecnologias da comunicação e informação, em que se encaixam as contradições existentes entre os aspectos normativos e a praxis das redes de cultura, particularmente daquelas que atuam na perspectiva da produção artística e da promoção e distribuição culturais. Tendo a proposta inicial do Mercado Cultural se confundido com as perspectivas dessas redes, isto é, sendo focada na promoção e distribuição da produção cultural independente, a partir do intercâmbio e da cooperação internacional como uma alternativa à lógica hegemônica de dominação e de dirigismo cultural, o evento conseguiu agregar um conjunto de fatores que o instituíram como evento representativo, servindo como um atestado de qualidade para os grupos que dele participavam e cumprindo com a missão de estabelecer pontes de conexão entre produções culturais diversas num contexto internacional. Ao longo das suas duas últimas edições, no entanto, o foco de atuação do evento foi deslocado para uma perspectiva mais localizada e menos internacional, atuando, de maneira sistemática, com as populações locais e voltando-se às atividades de formação e capacitação culturais em detrimento da sua proposta inicial. Nesse contexto, analiso os fatores que desencadearam tais mudanças, pondo em relação o histórico das ações desenvolvidas pela Casa Via Magia; a atual conjuntura das redes de cultura com as quais o Mercado Cultural dialogava; as demandas geradas pelas suas agências financiadoras e o surgimento de outras iniciativas com uma missão semelhante àquela que construiu inicialmente a identidade do evento. Palavras-chave: Mercado cultural. Cultura e desenvolvimento. Dinâmicas contemporâneas. Redes de cultura. Sociedade em rede.
Palavras-chave: Mercado Cultural
Cultura e Desenvolvimento
Dinâmicas Contemporâneas
Redes de Cultura
Sociedade em Rede
Cultural market
Culture and development
Contemporary dynamics
Cultural networks
Networking society
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10831
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Fernanda Leite.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.