Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10811
Tipo: Dissertação
Título: Riobaldo e Aschenbach: audazes navegantes: experiências de travessia em Grande sertão: veredas e em A Morte em Veneza.
Autor(es): Assis, Maria Aurinívea Sousa de
Autor(es): Assis, Maria Aurinívea Sousa de
Abstract: O presente estudo comparado põe em diálogo as narrativas Grande sertão: veredas de Guimarães Rosa e A Morte em Veneza de Thomas Mann, a partir das simbólicas travessias dos protagonistas Riobaldo e Aschenbach. As cenas de travessia sintetizam as experiências dramáticas dos protagonistas que aprendem acerca da existência marcada pelo paradoxo e instabilidade assustadora. Considera-se, inicialmente, o modo como cada um dos escritores teceu um imaginário acerca da cultura do outro e como esses trânsitos culturais encontram-se representados em suas literaturas. Partindo das cenas de travessia, destacam-se os aspectos épico-dramáticos em ambas as narrativas e os principais leitmotive e simbologias presentes nas cenas que se desdobram nas aprendizagens existenciais dos protagonistas. O trabalho discute como os dois escritores elaboram seus discursos sob o signo da limiaridade, relacionando as experiências de Riobaldo e Aschenbach com as atuais configurações do conceito de devir propostas por Gilles Deleuze e Félix Guattari.
Palavras-chave: Trocas culturais
Letras
Cenas de travessia
Devir
Échanges culturels
Scènes de traversée
Rosa, João Guimaraes, 1908-1967
Mann, Thomas, 1875-1955
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10811
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.