Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10800
Tipo: Dissertação
Título: Distribuição de elementos essenciais e contaminantes em fanerógrama Halodule wrightii e macroalgas marinhas na Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil
Autor(es): Brito, Geysa Barreto
Autor(es): Brito, Geysa Barreto
Abstract: As macroalgas estão sendo bastante utilizadas com êxito no monitoramento da qualidade ambiental. Diante da crescente contaminação na Baía de Todos os Santos (BTS), Bahia, Brasil, neste trabalho foram determinadas as concentrações de elementos traço, micro e macro em macroalgas e fanerógama marinhas coletadas em vários pontos da baía, visando estudar a distribuição dos elementos. As macroalgas estudadas foram: Acanthophora spicifera, Bostrychia montagnei, Dictyopteris jamaicensis, Padina spp., Sargassum spp., Ulva lactuca, Bryopsis plumosa, Caulerpa racemosa, Caulerpa scalpelliformis, Codium isthmocladum e Penicillus capitatus. A fanerógama marinha foi Halodule wrightii. As amostras foram coletadas em: Salinas da Margarida, Ilha de Bimbarras (São Francisco do Conde), Ilha de Maré (Salvador), Praia de Caboto (Candeias), Praia da Ribeira (Salvador) e Praia da Penha (Vera Cruz – Ilha de Itaparica). Os períodos de coleta seguiram a sazonalidade (períodos seco e chuvoso) e os elementos estudados foram As, Al, Ba, Ca, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Hg, K, Li, Mg, Mn, Ni, P, Pb, Sb, Sn, Se, Sr, V e Zn. As amostras foram submetidas à digestão em forno de micro-ondas com cavidade, após otimização de parâmetros, e os analitos determinados em espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) e espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Foi observado que alguns elementos se destacaram em determinadas localidades, em ambos os períodos, tais como, em μg g-1: Cd (0,140-6,13) e Zn (6,63-45,9) em Bimbarras; Li (0,233-10,1) e As (2,29-54,2) em Praia da Penha; Cd (0,293-3,25) em Salinas da Margarida; Li (1,92-9,86), Pb (6,28-8,58), V (14,1-21,2), Cr (1,45-7,42) e Cu (70,1-126) em Caboto; Ni (1,95-17,3) na praia da Ribeira; e Li (0,980-11,4), Pb (1,32-8,05), Cu (13,1-57,8) e Zn (20,1-56,6) em Ilha de Maré. Os táxons que apresentaram maiores capacidades de acumulação para a maioria dos elementos estudados foram Sargassum spp, Caulerpa racemosa e Padina spp. No estudo da variação da concentração dos analitos quanto à variação da intensidade de chuvas, foi observado que apenas os elementos Li e Co exerceram influência significativa sobre os resultados.
Palavras-chave: Macroalgas
Fanerógama marinha
Baía de Todos os Santos
Metais
Metaloides
Espectrometria
Navy phanerogam
Bay of Todos os Santos
Metals
Metalloids
Spectrometry
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10800
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Geysa.pdfDocumento principal4,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.