Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10660
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A estratégia de financiamento da demanda na indústria automobilística- o caso das concessionárias da Ford em Salvador
Autor(es): Santos, Elisabete Silva
Autor(es): Santos, Elisabete Silva
Abstract: O presente trabalho monográfico trata da caracterização do processo de internalização da atividade de financiamento da demanda através da constituição de bancos próprios e do processo de externalização desta atividade na indústria automobilística. O trabalho apresenta o processo de internalização da atividade de financiamento como sendo motivado pelo desejo das empresas em dominarem sua cadeia de valor e de aumentarem suas participações no mercado. Destaca-se o pioneirismo da GM neste segmento e a importância desta atividade nas operações na Ford ressaltando-se o fato de que os lucros na área financeira estão ligados aos da área produtiva. Tendo como foco de análise a Ford e pretendendo identificar as circunstâncias que levaram a montadora a terceirizar parte da sua atividade bancária no Brasil, foi realizada uma pesquisa empírica nas concessionárias autorizadas da Ford, em Salvador, que levou à confirmação da hipótese adotada neste trabalho: a reestruturação do banco Ford está associada ao fortalecimento do enfoque na atividade produtiva, o que pôde ser percebido com as direções tomadas pela montadora para aumentar sua participação no mercado brasileiro. Estas direções foram destacadas como concentradas na promoção dos serviços oferecidos, no fortalecimento da marca e no lançamento de novos produtos.
Palavras-chave: Automóveis - Financiamento
Indústria automobilística
Bancos próprios
Banco Ford
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10660
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISABETE SILVA SANTOS.pdf280,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.