Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10631
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O setor sucroalcooleiro e o novo contexto energético: uma análise sobre suas possibilidades de inserção no mercado de energia.
Autor(es): Sousa, Marcos Lopes de Oliveira
Autor(es): Sousa, Marcos Lopes de Oliveira
Abstract: Esta pesquisa enfoca a construção de estratégias de mercado e medidas institucionais que possibilitem a inserção do setor sucroalcooleiro (Açúcar e Álcool) no mercado de geração e comercialização de insumos energéticos. Inicialmente será feita uma análise comparativa entre as fontes não-renováveis de energia e as renováveis a fim de ressaltar as vantagens qualitativas das últimas em relação às primeiras, com ênfase nas fontes renováveis provenientes do setor sucroalcooleiro, que serão descritas separadamente. Também serão analisados os mecanismos que possibilitarão ao setor canavieiro inserir-se competitivamente no mercado de geração de energia, utilizando como vantagem mercadológica as características ambientalmente satisfatórias de produção dos seus insumos energéticos, as perspectivas de composição de uma nova matriz energética para os próximos anos, com importância cada vez menor das fontes fósseis, e da formação de mercados próprios para as fontes não poluidoras, os “mercados verdes”.
Palavras-chave: Energia - Fontes alternativas
Álcool
Açúcar
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10631
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Lopes Sousa.pdf403,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.