Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10616
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atividade de doença em pacientes com Lúpus Eritrematoso Sistêmico que desenvolvem insuficiência renal terminal: revisão sistemática da literatura
Autor(es): Mattos, Patrícia Santiago Liberato de
Autor(es): Mattos, Patrícia Santiago Liberato de
Abstract: Introdução: A progressão para um estado de doença renal terminal não é incomum em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), tornando necessária terapia de reposição renal. Estudos prévios evidenciaram que ocorre remissão da atividade clínica e/ou sorológica da doença nesse estágio de insuficiência renal terminal (IRT). Por outro lado, a reativação do LES ao longo do tratamento com diálise não é rara. Objetivo: Definir, através de uma revisão sistemática, o comportamento da atividade do LES nos pacientes que progrediram para IRT. Metodologia: Informações foram obtidas a partir da busca de artigos nas bases de dados MEDLINE (National Library of Medicine, Bethesda, MD), SCielo e LILACS, de 1966 a 2011, usando palavras-chave como: “systemic lupus erythematosus”, “end-stage renal disease”, “lupus activity”, “lupus flare” e “renal replacement therapy”. Resultados: Foram encontrados 24 artigos que estudaram o grau de atividade do LES em pacientes que evoluíram para IRT e necessitaram de tratamento dialítico e/ou transplante renal. Quinze artigos encontraram que existe uma importante diminuição da doença clínica e/ou laboratorial após a instalação da IRT, enquanto nove artigos observaram que a frequência de episódios de atividade de doença foi similar à fase da doença sem disfunção renal terminal ou a reativação ocorreu em pelo menos 50% dos pacientes. Conclusão: A maioria dos estudos evidenciou menor frequência de reativação de doença clínica e/ou sorológica nos pacientes com LES que evoluem para IRT. Entretanto, a interpretação dos dados deve ser feita com cautela, e o reumatologista deve estar atento para a correta identificação de uma possível reativação da doença, e a consequente instituição de terapia adequada.
Palavras-chave: Lúpus Eritrenmatoso sistêmico
Doença renal - estágio terminal
Hemodiálise
Diálise peritoneal
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10616
Data do documento: 8-Mai-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Santiago Liberato de Mattos.pdf640,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.