Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10614
Tipo: Tese
Título: A práxis extensionista do Projeto Cidadania/Liberdade – Universidade do Estado da Bahia – Campus X em Teixeira de Freitas-Ba: estudo de caso.
Autor(es): Souza, Olga Suely Soares de
Autor(es): Souza, Olga Suely Soares de
Abstract: A investigação está inserida no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa Filosofia, Linguagem e Práxis. Tem como objeto a práxis extensionista do projeto Cidadania/Liberdade, da Universidade do Estado da Bahia – Campus X, em Teixeira de Freitas-Bahia. Traz como problema a lógica de extensão hegemônica, apresentando a extensão orgânica, portanto emancipatória. Na investigação dessa práxis extensionista, considera-se alguns fatores determinantes: o espaço geossocial, cujo bairro de ocupação é o Liberdade, onde o projeto vem sendo executado; as camadas populares a quem se destinam os objetivos; os procedimentos educativos e a conquista de direitos de cidadania. A metodologia utilizada é o estudo de caso, possibilitando uma contribuição para a ciência utilizando a replicação do estudo de caso, baseado em Robert Yin. Após a análise dos dados coletados, estudo de documentos, e entrevistas semiestruturadas, define-se o procedimento metodológico. Concluem-se as fases da pesquisa com a fundamentação teórica, perseguindo as idéias de Antônio Gramsci, ao utilizar-se das categorias de análise do mesmo, de forma especial, a superestrutura, definindo o papel dos intelectuais e a sua formação contra-hegemônica. Assim, foi produzida a formulação da teoria em si, que é a extensão universitária orgânica, emancipatória.
Palavras-chave: Community and college
Educação
University extension
Project Citizenship/Liberty
Universidade e sociedade
Universidade do Estado da Bahia
University of the State of Bahia
Extensão universitária
Projeto Cidadania/Liberdade
Society and education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10614
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olga Souza.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.