Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10511
Tipo: Tese
Título: As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
Autor(es): Silva, Marilda de Santana
Autor(es): Silva, Marilda de Santana
Abstract: Este estudo trata das estrelas da axé music, da música do Carnaval de Salvador. Investiga-se a participação dessas estrelas-intérpretes na construção de um tipo de representação da sociedade baiana, entendendo aí como Bahia a capital e seu Recôncavo. Esta versão, que alcançou visibilidade nas últimas décadas, vem sendo chamada, tanto na mídia como no próprio campo acadêmico, de baianidade. Toma-se como origem da participação destacada dessas artistas na cena do Carnaval a tradição construída em torno do tipo a baiana, que se pode observar desde o século XIX na literatura escrita no Rio de Janeiro e principalmente no teatro de revista e no cinema do século XX. A pesquisa ressalta a participação especial destas artistas no Carnaval e traça a continuidade entre aquele período e o atual. A metodologia se constrói no diálogo com diversos autores, a maioria deles ligados aos Estudos Culturais. Entretanto, a inspiração mais vigorosa corresponde à obra de Edgard Morin, sobretudo o seu conceito de estrela. No âmbito da cidade do Salvador – mais particularmente, do seu Carnaval –, a partir da segunda metade da década de 1980, constitui-se num novo modelo de organização das práticas artísticas, contribuindo para uma nova configuração da indústria da música e do Carnaval e oportunizando o aparecimento da intérprete/estrela neste ambiente. Esta nova configuração se verifica em três perfis: Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo. Analisa-se pormenorizadamente a trajetória de cada uma destas estrelasintérpretes, no sentido de identificar os elementos constitutivos do seu êxito. Fundamentalmente, trata-se da capacidade de estabelecer-se enquanto autoras e gestoras de suas carreiras.
Palavras-chave: Axé music
Carnaval
Ivete Sangalo
Margareth Menezes
Daniela Mercury
Axé music
Carnival
Estrela
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10511
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Marilda Silvaseg.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.