Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10362
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação para a melhoria da qualidade da estratégia Saúde da Família: um estudo de caso com foco na utilização dos resultados
Autor(es): Fonseca, Ana Carla Freitas
Autor(es): Fonseca, Ana Carla Freitas
Abstract: Como parte de uma política de institucionalização da avaliação, o Ministério da Saúde desenvolveu a proposta de “Avaliação para a Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família - AMQ”, que se apresenta como uma metodologia de gestão interna dos serviços. A proposta caracteriza-se, como um processo participativo, que inclui os diversos atores envolvidos com a intervenção e com direcionamento para a utilização dos resultados. Este estudo analisa a proposta AMQ, buscando identificar elementos que possam favorecer a utilização dos resultados. Neste sentido, analisou-se a evolução histórica das práticas avaliativas e identificou-se na proposta de avaliadores de quarta geração e na discussão sobre meta-avaliação significativa atenção com a finalidade e utilidade da avaliação, numa perspectiva de aumento do valor de uso no âmbito dos processos de tomada de decisões. A avaliação com foco na utilização foi identificada como uma das principais abordagens que valorizam estes aspectos. Desta forma, realizou-se uma aproximação entre a avaliação com foco na utilização e a proposta AMQ, procurando reconhecer nesta última o nível de valorização existente da abordagem avaliativa com foco na utilização e o uso potencial dos seus elementos orientadores.
Palavras-chave: Evaluation in health
Saude publica
Evaluation utilization
Quality’s improvement evaluation
Avaliação para a melhoria da qualidade
Saúde da família
Uso da avaliação
Avaliação em saúde
Health’s family
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10362
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
77777777.pdf474,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.