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Tipo: Tese
Título: Violências x cultura de paz: a saúde e cidadania do adolescente em promoção
Autor(es): Milani, Feizi Masrour
Autor(es): Milani, Feizi Masrour
Abstract: A presente tese de doutoramento, apresentada no formato de três artigos, tem como objetivo identificar e analisar as práticas exitosas desenvolvidas por organizações educacionais brasileiras visando à prevenção da violência interpessoal e/ou de promoção da paz. Adota como referencial teórico, o modelo ecológico do desenvolvimento humano, proposto por Urie Bronfenbrenner, e a Rede de Significações, elaborada por Maria Clotilde Rossetti-Ferreira e seu grupo. São perspectivas convergentes com a proposta de vigilância em saúde, especialmente no que se refere à idéia de promoção e desenvolvimento de ambiências saudáveis. Realizou-se uma pesquisa em três organizações ? uma escola pública localizada na periferia, um projeto de educação em saúde e uma escola privada internacional ? situadas no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, elegendo-se como estratégia de investigação o estudo de casos e, como instrumento de coleta de dados, grupos focais e entrevistas. As referidas organizações têm em comum o desenvolvimento de programas de prevenção da violência interpessoal e/ou de promoção da paz, direcionados a adolescentes, e o reconhecimento obtido, de outras instituições públicas ou privadas, por esse trabalho. São tomadas como casos exemplares de um rico campo de práticas sociais, em curso. Foram realizados um total de nove entrevistas com dirigentes e educadores, quatro grupos focais com educadores e cinco grupos focais com adolescentes. Participaram do estudo 41 adolescentes, 38 educadores e seis dirigentes. Os discursos desses sujeitos foram analisados, buscando-se identificar a principal estratégia que cada organização educacional adota com o objetivo de favorecer a emergência de significações, práticas culturais e valores condizentes com e conducentes à cultura de paz. No conjunto de experiências inovadoras analisadas, buscou-se também identificar as práticas exitosas ? assim reconhecidas pelos adolescentes ? no aprendizado de novos modos de sociabilidade e na emergência de novas significações e comportamentos, e por conseguinte, de novos sujeitos. As práticas reconhecidas, em comum, pelos educandos das três organizações foram consideradas características essenciais desses contextos de aprendizagem, sendo classificadas em quatro categorias: princípios norteadores, metodologias, ênfases programáticas e estruturas relacionais. As duas últimas são analisadas, por reconhecer-se que as temáticas e conteúdos trabalhados, assim como as interações propiciadas pelo convívio interpessoal, desempenham um papel central no direcionamento dos processos de desenvolvimento dos participantes desses programas. Espera-se, desse modo, oferecer uma contribuição aos esforços de enfrentamento às violências. Primeiro, pela identificação de estratégias sócio-educativas que poderão ser adotadas ou reforçadas por programas de atenção à saúde, escolas e organizações da sociedade civil. Segundo, pela análise das novas significações e aprendizados que emergem das experiências analisadas, servindo de insumo para a elaboração de políticas públicas e para a tomada de decisões estratégicas, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa, ética e solidária. Discute-se o papel da Saúde Coletiva, enquanto campo de conhecimento e práticas, frente ao binômio violências e saúde, questionando-se a suficiência do enfoque da prevenção. Propõe-se uma nova abordagem no enfrentamento às violências, a da promoção da cultura de paz, como eixo de um discurso capaz de mobilizar outros setores e atores sociais.
Palavras-chave: Violence prevention
Health education
Saude publica
Promotion of healthy environments
Paz
Protagonismo juvenil
Educação em saúde
Youth participation
Peace
Prevenção da violência
Promoção de ambiências saudáveis
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10333
Data do documento: 2004
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