Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10325
Tipo: Dissertação
Título: O curso de habilitação profissional do técnico em saúde bucal no âmbito do SUS/BA: um estudo sobre sua avaliabilidade.
Autor(es): Mazzafera, Leila Maria Coutinho
Autor(es): Mazzafera, Leila Maria Coutinho
Abstract: Objetivo: Esta pesquisa visou realizar um estudo de avaliabilidade do Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Saúde Bucal, desenvolvido pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, tendo como objetivo identificar pontos para sua melhoria e focos para avaliação futura. Metodologia: Foi uma pesquisa avaliativa, onde se elaborou um modelo lógico do curso a partir do documento-base, entendendo que o modelo lógico cumpre o papel de explicitar a teoria do programa, verificando se está bem desenhado e se apresenta um plano plausível de alcance de resultados. Foram realizadas doze entrevistas e a observação in loco, nos momentos de dispersão do curso com os cirurgiões dentistas, sendo um coordenador, instrutores e com os beneficiários do curso, os futuros TSB. Resultados: Os resultados revelaram que tanto o objetivo do curso quanto a identificação dos beneficiários estavam claros para os informantes-chave, mas que apenas os futuros TSB, expressaram o objetivo terminal do curso que é o de melhorar os serviços do SUS. As opiniões dos informantes acerca das atividades desenvolvidas durante o curso para a formação profissional foram amplamente convergentes. Os resultados intermediários propostos pelo plano de curso foram ressaltados na área da mobilização dos valores, expressando a capacidade do “saber ser”. Por fim foram identificadas áreas críticas que requerem avaliação, como a efetivação da diretriz da integração ensino-serviço, avaliação do processo ensinoaprendizagem, aperfeiçoamento do currículo integrado, capacitação técnico pedagógica dos instrutores, critérios de seleção para os alunos e instrutores e infraestrutura dos serviços. Conclusão: O estudo revelou que o curso de TSB está suficientemente implementado, para submeter-se a uma avaliação sistemática, tendo como principal foco de avaliação futura a magnitude da inserção profissional do TSB no SUS da Bahia.
Palavras-chave: Estudo de avaliabilidade
Formação profissional
TSB
Recursos humano em saúde
Evaluability assessment
Cocational training
Hygienist
Human resource in health
Saude publica
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10325
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
666.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.