Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10294
Tipo: Dissertação
Título: Relação entre o índice de infestação predial (IIP), obtido pelo levantamento rápido (LIRAa) e intensidade de circulação do vírus do Dengue
Autor(es): Coelho, Giovanini Evelim
Autor(es): Coelho, Giovanini Evelim
Abstract: O principal objetivo deste estudo foi verificar a existência de relação entre os níveis do Índice de Infestação Predial (IIP) obtidos pelo LIRAa e a transmissão de dengue nas semanas posteriores a sua realização. Trata-se de estudo ecológico tendo como unidade de análise município, fonte de dados o SINAN e registros sobre o LIRAa, de 2003 a 2006, obtidos nas Secretarias Estaduais de Saúde. Observou-se correlação positiva estatisticamente significante entre o IIP e o Número da Reprodutibilidade Basal das Infecções - R0 (r= 0,36, p=0,002) e a Força de infecção - λ ( r = 0,35, p=0,002). Os resultados deste estudo reforçam a importância do LIRAa como sinal de alerta para os responsáveis pelas atividades de controle da dengue nos municípios, pois, indiretamente, foi demonstrado que IIP mais elevados nos meses que antecedem o verão podem resultar no maior número de casos na estação de maior transmissão da doença.
Palavras-chave: Liraa
Índices larvários
Dengue
Aedes aegypti
Saude pública
Dengue fever
Larval index
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10294
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1111.pdf314,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.