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Tipo: Dissertação
Título: Distúrbio vocal em professores da educação básica da cidade do Salvador-BA
Autor(es): Souza, Carla Lima de
Autor(es): Souza, Carla Lima de
Abstract: Objetivo: Determinar a prevalência de diagnóstico médico referido de “patologias das cordas vocais” e identificar fatores associados a esta prevalência em professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Salvador-Ba. Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico do tipo corte transversal a partir do levantamento de dados secundários, provenientes de um censo realizado com os professores da rede pública municipal de ensino de Salvador, Bahia. Definiu-se como variável dependente o diagnóstico médico referido de patologias das cordas vocais e como variáveis independentes características sociodemográficas, da atividade profissional, da organização do trabalho/relações interpessoais, características físicas do ambiente de trabalho, avaliação da freqüência de distúrbios mentais menores e condições de saúde geral. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, seguida de análise bivariada e análise multivariada (regressão logística). Resultados: A prevalência de diagnóstico médico referido de patologias das cordas vocais foi de 18,9%. Na análise de regressão logística, as variáveis que permaneceram associadas ao diagnóstico médico de patologia das cordas vocais foram: ser do sexo feminino (RP: 2,18), ser professor por mais que 7 anos (RP: 1,35), usar intensivamente a voz (RP: 1,40), referir mais de cinco fatores desfavoráveis relativos à características do ambiente físico de trabalho (RP: 1,25), referir uma ou mais doenças do trato respiratório (RP: 1,50), referir perda auditiva (RP: 1,88), freqüência elevada de distúrbios psíquicos menores, SRQ20 ³7 (RP: 1,65) e falar alto e gritar (RP: 1,40). Conclusões: O diagnóstico médico referido de patologias das cordas vocais estava associado a uma série de fatores, indicando a necessidade do desenvolvimento de ações de promoção em saúde vocal do professor. Estas ações devem envolver desde modificações estruturais no ambiente de trabalho e na forma como este é organizado, até levar ao conhecimento dos professores os cuidados com a voz. O diagnóstico precoce e o reconhecimento oficial dos distúrbios da voz relacionados ao trabalho poderão favorecer a prevenção das alterações vocais na categoria profissional docente.
Palavras-chave: Patologias
Saúde do trabalhador
Distúrbios da Voz
Professores
Educacao
Ensino
Voice disordes
Teachers
Teaching
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10286
Data do documento: 2008
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