Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10278
Tipo: Dissertação
Título: Padronização e estudo da resposta imune de modelos experimentais de asma utilizando ácaros para o teste de novas drogas
Autor(es): Lima, Ana Tereza Cerqueira
Autor(es): Lima, Ana Tereza Cerqueira
Abstract: A asma é uma das doenças crônicas mais prevalentes em âmbito mumdial. Estudos epidemiológicos indicam que os ácaros mais frequentemente envolvidos na asma e na rinite alérgica em países tropicais e subtropicais são, respectivamente, Blomia tropicalis (BtE) e Dermatophagoides pteronyssinus (Dp). Embora ácaros sejam os agentes alergizantes mais importantes, o modelo experimental de alergia, a ovalbumina (Ova), é o mais abundantemente utilizado na literatura para o estudo da asma. A planta Cissampelos sympodialis (CsE) é usada para o tratamento de algumas doenças inflamatórias, incluindo a asma. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi padronizar modelo experimental de alergia a ácaros e avaliar o potencial de CsE e os seus alcaloides, especialmente, warifteína (Wa). Camundongos AJ foram sensibilizados com 10μg por animal (s.c.) de BtE ou Dp e tratados ou não com 400 mg/Kg de CsE ou 8 mg/Kg da total fração de alcaloides (TAF) ou 4 mg/Kg de Wa (v.o.). Foram analisados os seguintes parâmetros: (a) número de células totais no lavado bronco-alveolar (BAL); (b) contagem diferencial de células do BAL; (c) atividade de peroxidase eosinofílica (EPO) no BAL; (d) os níveis séricos de IgE total por ELISA; (e) IgE anti BtE por PCA; (f) os níveis de IL-4, IL-5, IL-13, IL-10 e IFN-γ no BAL; e (g) as alterações histopatológicas no pulmão. Após a sensibilização dos animais com baixa dose BtE (10 g/animal), eles apresentaram vários parâmetros imunológicos aumentados, relacionados à fisiopatologia da asma. Quando foi comparada a sensibilização de camundongos com BtE e Dp, os animais sensibilizados por BtE produziram mais eosinófilos, EPO, IL-13 e IL-5 no BAL que os animais sensibilizados com Dp. O tratamento dos animais com o CsE, Wa ou TAF levou a uma redução no número de células totais e de eosinófilos no BAL. A mesma redução foi observada nos níveis de EPO no BAL. Os níveis de IL-5 e IL-13 foram também reduzidos nos animais tratados com CsE, enquanto os níveis de IL-10 foram significativamente aumentados no BAL dos animais tratados com CsE. O tratamento também reduziu a densidade de células inflamatórias do pulmão verificada mediante exame histopatológico. Sendo assim, pôde-se demonstrar, neste trabalho: que a sensibilização com baixas doses de BtE consegue estimular parâmetros imunológicos importantes na fisiopatogênia da asma; que a sensibilização de animais com BtE estimula um padrão de resposta imunológico Th2; e que o potencial de CsE, mais do que seus alcaloides isolados, constitui um importante agente imunomodulador na asma, podendo ser um futuro candidato a droga para compor o arsenal terapêutico dessa patologia.
Palavras-chave: Asma
Blomia tropicalis
Cissampelos sympodialis
Dermatophagoides pteronissinus
Produtos naturais
Warefiteína
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10278
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disertacao anaterezacerqueiralima.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.