Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10194
Tipo: Dissertação
Título: Aparências valorizadas e contornos sublinhados: a construção do corpo e da imagem do docente televisivo na Fundação Universidade do Tocantins
Autor(es): Melo, Caio Monteiro
Autor(es): Melo, Caio Monteiro
Abstract: Esta dissertação é um estudo sobre a construção do corpo e da imagem dos docentes da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS – elaborados nos estúdios de televisão como objetos de culto e espetáculo da sociedade contemporânea. A partir de documentos institucionais e bibliográficos, apresentei em um pequeno histórico a origem da universidade e os motivos que a levaram a optar pelo ensino a distância televisivo para assim compreender a perspectiva da instituição sobre o estúdio de televisão e a elaboração do corpo e da imagem de seu docente na teleaula. Como resposta, a universidade incentiva a produção e o aperfeiçoamento da imagem dos docentes, o que faz com base em valores culturais que primam pelo embelezamento do corpo contemporâneo, como produto televisivo a ser consumido por seus alunos. A partir de sinalizações como essas, mediante entrevistas feitas com um grupo de dez docentes, estes puderam expor suas opiniões sobre como se veem e se constroem nos estúdios de televisão e o que tal prática acarreta em sua vida pessoal, na glamourização e espetacularização de sua imagem. As “vozes” foram sistematizadas em grupos temáticos, nos quais demonstraram o estranhamento e o fascínio de se verem na tela e as diferentes possibilidades de aperfeiçoamento, desde as alterações simples do corpo como cuidados com vestuário, penteado, maquiagem, uso de cremes, hábitos de higiene e dietas, até alterações como aplicação de botox e cirurgias plásticas, sempre com o objetivo de embelezar e revitalizar a aparência. Sob o efeito de espetacularização da imagem na tela, os docentes relataram em suas experiências, o assédio e o fascínio por parte de seus alunos na idealização de sua imagem, hiperrealizada pelos efeitos da natureza técnica do estúdio de televisão. Entre os desejos de aperfeiçoamento do corpo e da imagem constatei que a preocupação da UNITINS com a aparência dos docentes é atribuída a uma adequação da universidade ao universo dos estúdios de televisão, de modo que essa não seja sua maior prioridade, sendo posto como mais importante a competência de seus docentes para a elaboração de conteúdos didáticos e a formação de seus alunos.
Palavras-chave: Corpo
Imagem
Espetáculo
Docente
Estúdio
UNITINS
Spectacle
Image
Body
Teacher
Television studio
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10194
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Caio Melo.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.