Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10096
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da fragmentação florestal sobre as comunidades de fungos micorrízicos arbusculares da Floresta Atlântica do extremo Sul da Bahia.
Autor(es): Alves, Lander de Jesus
Autor(es): Alves, Lander de Jesus
Abstract: O processo de fragmentação florestal é um dos principais agentes de desestruturação e destruição dos ambientes naturais. Por desencadear a perda de biodiversidade, a fragmentação pode afetar a produtividade e a estabilidade dos ecossistemas. Os seus efeitos têm sido avaliados para diversos grupos de organismos como, vertebrados, artrópodes e vegetais, sendo que ainda não existem trabalhos que busquem verificar a influência deste processo sobre a biologia dos FMA. Em face desta lacuna do conhecimento, o presente estudo foi desenvolvido a partir da hipótese de que o processo de fragmentação florestal, verificado na região Extremo Sul da Bahia, teria influência sobre a diversidade e a distribuição das abundâncias das comunidades de FMA daquela região. Duas categorias de paisagem foram analisadas: Floresta Contínua de Mata Original (FC) e Fragmento Florestal (FF). Foram utilizadas oito unidades amostrais, sendo quatro dispostas em FC e quatro em FF. Cada unidade amostral correspondeu a um transecto de 96m, onde foram coletadas oito amostras de solo, perfazendo um total de sessenta e quatro amostras simples. Utilizando-se 100g de solo seco, foi procedida a extração dos esporos de FMA, os quais foram montados em lâmina semi-permanente para posterior contagem e identificação. Também foram mensurados os seguintes parâmetros do solo: pH, teor de matéria orgânica, capacidade de retenção de água, condutividade, alumínio trocável, magnésio trocável, potássio trocável e fósforo. Foi recuperado um total de 77.273 esporos e constatados 35 táxons de FMA, sendo Glomus o gênero com maior número de espécies (21). O número de esporos e de espécies aqui observado foi muito mais elevado que os observados em outrosestudos realizados em ambientes de fitofisionomia semelhante. A comparação entre as categorias de paisagens indica que o grau de perturbação advindo da fragmentação florestal não foi restritivo ou prejudicial para os FMA, uma vez que as comunidades destes organismos foram mais numerosas, ricas e uniformes, do que as comunidades estabelecidas nas áreas da floresta contínua. Deste modo, o comportamento dos FMA, em resposta à fragmentação, corrobora a hipótese do distúrbio intermediário de Connell.
Palavras-chave: Floresta atlântica
Fragmentação florestal
Ecologia
Micorriza arbuscular
Bahia
Forest fragmentation
South Extreme of Bahia
Mata Atlântica(Bahia)
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em ecologia e biomonitoramento do Instituto de Biologia UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10096
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert LJA.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.