Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10081
Tipo: Dissertação
Título: Seleção de substâncias orgânicas como referência em testes de toxicidade com embriões da ostra Crassostrea rhizophorae, Guilding, 1828: controle da qualidade analítica de testes ecotoxicológicos.
Autor(es): Cruz, Andréa Cristina Santos da
Autor(es): Cruz, Andréa Cristina Santos da
Abstract: A degradação da qualidade ambiental dos ecossistemas aquáticos vem acontecendo de forma intensa, sobretudo nas áreas costeiras, onde inúmeras atividades antrópicas geram uma série de contaminantes que provocam efeitos adversos na biota local. Para avaliar esses efeitos são usados testes de toxidade com o objetivo de prevenir e/ou minimizar impactos potenciais nesses ecossistemas. Os testes de toxicidade são instrumentos que precisam ser aferidos e realizados sob situações absolutamente controladas, para que a análise resultante possa ser efetivamente realizada para prevenção e controle. Para isto, são requeridas substâncias usadas como referência da saúde e capacidade de resposta dos organismos-teste. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver estudos para subsidiar o controle da qualidade analítica desses testes com embriões da ostra Crassostrea rhizophorae. Para tanto, foi estabelecido um nível de efeito alternativo, igual a 15%, para avaliar a toxicidade crônica para Crassostrea rhizophorae determinada pelas substâncias orgânicas, fenol, 4-clorofenol e DSS (Dodecil Sulfato de Sódio), visando conferir maiôs fidedignidade aos testes de toxidade. A metodologia utilizada foi desenvolvida por Nascimento et al., (1989). O cálculo dos níveis de efeito biológico de 50 e 15% foram efetuados utilizando os programas estatísticos Trimmed Spearman Karber e ICp (Inhibition Concentration), respectivamente. Dentre as substâncias analisadas o 4-clorofenol apresentou melhor performance nos testes de toxicidade realizados, sendo por isso, recomendado como um bom tóxico de referência.
Palavras-chave: Biologia geral
Testes
Toxicidade
Crassostrea rhizophorae
Toxicity tests
Substâncias de referência
Testes de toxicidade
Reference substance
Crassostrea rhizophorae
Compostos orgânicos
Ecologia marinha
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em ecologia e biomonitoramento do Instituto de Biologia UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10081
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Andrea C S CRUZ seg.pdf779,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.