Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10060
Tipo: Tese
Título: Técnicas espectroscopias e quimiométricas como ferramentas na confirmação da estrutura de substâncias isoladas de produtos naturais ou obtidas por síntese
Autor(es): Araújo, Edna Maura Prata de
Autor(es): Araújo, Edna Maura Prata de
Abstract: A elucidação estrutural de substâncias orgânicas é feita, atualmente, mediante o uso de diversas técnicas espectroscópicas, tais como a ressonância magnética nuclear (RMN de 1H, 13C, DEPT, HMBC, HMQC, TOCSY, dentre outras), espectrometria de massa, infravermelho e ultravioleta, com o subsequente trabalho de interpretação dos espectros obtidos. Entretanto, o isolamento de substâncias inéditas está se tornando cada vez mais raro, sendo a grande maioria dos compostos isolados de produtos naturais já amplamente conhecidos. Esta constatação demonstra a necessidade de se desenvolver um método para a confirmação da identidade de substâncias já conhecidas, que tenha como requisitos principais o baixo custo e rapidez da análise, para que possa substituir o uso desnecessário de técnicas avançadas que, via de regra, demandam tempo e elevam os custos excessivamente. Mais especificamente, o método consiste na comparação dos espectros, de uma ou mais técnicas espectroscópicas, das substâncias desconhecidas com espectros de substâncias padrões, através da aplicação de uma ou mais técnicas de Análise Multivariada. Neste trabalho, a Espectrofluorimetria e a Espectroscopia UV-Vis, associadas à Análise de Componentes Principais (PCA), foram utilizadas para classificar compostos fenólicos semelhantes em diferentes grupos. Integraram a lista das substâncias ensaiadas, a quercetina, a vanilina e os ácidos cafeico, cumárico, ferúlico, gálico, 3-hidroxicinâmico e salicílico; bem como os estéres do ácido cafeico e do ácido ferúlico, sintetizados para testes de bioatividade relativos à inibição de serino e cisteíno proteases, representadas por tripsina e papaína, respectivamente. Modelos de calibração multivariada também foram desenvolvidos e permitiram propor uma nova metodologia para a determinação da concentração de ácido cafeico, ácido ferúlico e ácido gálico em extratos vegetais, combinando espectrofluorimetria com PLS.
Palavras-chave: Substâncias aromáticas
Identificação
UV-Vis
Espectrofluorimetria
Calibração multivariada
Aromatic substances
Identification
Spectrofluorimetry
Multivariate calibration
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10060
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Tese (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edna Maura Prata de Araújo -Tese de Doutorado -versão digital.pdfDocumento principal3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.