Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10057
Tipo: Tese
Título: Estudo das atividades antimicrobianas dos extratos dos fungos Moniliophthora perniciosa, Phytophthora palmivora, Trichoderma stromaticum e Xylaria spp., e estudo químico de exemplares de Xylaria spp.
Autor(es): Guedes, Vanessa Rodrigues
Autor(es): Guedes, Vanessa Rodrigues
Abstract: Este trabalho descreve o estudo da atividade antimicrobiana dos extratos e frações obtidos de duas espécies patogênicas ao cacaueiro (Theobroma cacao L.): Moniliophthora perniciosa (vassoura-de-bruxa) e Phytophthora palmivora (podridão parda), além de três espécies antagonistas ao fungo M. perniciosa, sendo elas: Trichoderma stromaticum e dois isolados não identificados pertencentes ao gênero Xylaria que foram nomeadas como Xylaria sp1 e Xylaria sp2. Os extratos e frações estudados foram obtidos a partir do cultivo destas espécies em diferentes meios: líquidos (batata-dextrose, cenoura-dextrose, malte a 2% e Czapek) e sólido (arroz). Neste trabalho, também foi traçado o perfil dos extratos e frações dos fungos na produção de metabólitos secundários, através dos deslocamentos químicos apresentados nos espectros de RMN de 1H e, ainda, foi verificado qual deles se mostrou mais promissor na produção de diferentes metabólitos quando cultivado em diversos meios. Dos extratos em acetato de etila (batata-dextrose) e em metanol (arroz) do fungo Xylaria sp1 foram feitos isolamento, identificação e/ou determinação estrutural de sete metabólitos, através de fracionamentos cromatográficos, utilizando sílica gel e sephadex LH-20 como fase estacionária, e misturas de solventes orgânicos como fase móvel. Desta forma, foram isolados os esteróides: peróxido de ergosterol e ergosterol; dois derivados piridínicos: 3-piridina metanol, o qual seus dados de RMN de 1H e 13C estão sendo relatados pela primeira vez, e o 3-piridina etanol, inédito como produto de origem natural, além de três novos metabólitos secundários, sendo duas lactonas e um ácido carboxílico. As substâncias foram identificadas através das análises de seus espectros de ressonância magnética nuclear de 1H e 13C uni e bidimensionais, por espectrometria de massas e por espectrometria no infravermelho.
Palavras-chave: Fungos patogênicos
Xylaria
Atividade antimicrobiana
Metabólitos microbianos
Pathogenic fungi
Antimicrobial activity
Microbial metabolites
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10057
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Tese (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Vanessa R Guedes.pdfDocumento principal22,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.