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dc.contributor.advisorMoraes, Luiz Roberto Santos-
dc.contributor.authorGuermandi, Karine Fernanda-
dc.creatorGuermandi, Karine Fernanda-
dc.date.accessioned2013-04-22T19:42:52Z-
dc.date.available2013-04-22T19:42:52Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9988-
dc.description.abstractA coleta domiciliar é uma componente importante do serviço de limpeza urbana. Uma remoção falha pode implicar no descarte do resíduo no solo, em rios ou na queima indiscriminada, podendo provocar a poluição do ar, das águas e dos solos, além do estímulo à proliferação de vetores transmissores de doenças, causando problemas à saúde pública e contribuindo para a degradação do ambiente. A dissertação tem como objetivo analisar a influência do sistema viário e da topografia na Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares por meio de dados coletados em 31 micro-áreas distribuídas na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Como unidade de estudo foi utilizado o trecho de logradouro, sendo este o trecho entre dois cruzamentos de vias. Totalizaram-se 1.477 trechos, em 120.792m de vias. Analisou-se o cruzamento dos seguintes dados levantados por trecho: pavimentação e largura (características do sistema viário), declividade e tipologia ocupacional (dados topográficos), com os dados de coleta (motorizada, alternativa e inexistente). Com base nos resultados obtidos é possível observar, com alguma evidência, que determinadas medidas de largura do trecho e de declividade, e determinados estados de conservação do pavimento limitam a realização da coleta porta-a-porta tradicional. Entretanto, observou-se que a limitação oferecida pela largura é mais evidente, pois 51,9% dos trechos sem coleta domiciliar porta-a porta, possui largura inferior a 2,80m. É reduzido o número de trechos servidos pela coleta domiciliar porta-a-porta alternativa, sobre os quais as limitações citadas não incidiram. Os resultados deste estudo mostram com alguma evidência que as condições viárias e topográficas não impedem a realização da coleta domiciliar, apenas funcionando como barreiras que parecem já haverem sido transpostas, ainda que este serviço não seja universal, já que foi observado, que a largura, a declividade e o estado de conservação do pavimento limitam a realização da coleta domiciliar motorizada, mas não impossibilitam a sua realização, pois existem trechos, ainda que reduzidos, aonde a coleta é realizada com tecnologias não convencionais, de maneira alternativa, sobre os quais tais limitações não incidiram.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRoad systempt_BR
dc.subjectTopographypt_BR
dc.subjectEngenharia Sanitáriapt_BR
dc.subjectHousehold collectionpt_BR
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectPadrões de rendapt_BR
dc.subjectSistema viáriopt_BR
dc.subjectSolid wastespt_BR
dc.subjectColeta domiciliarpt_BR
dc.subjectResíduos sólidos urbanospt_BR
dc.subjectIncome patternspt_BR
dc.titleInfluência da topografia e do sistema viário na coleta domiciliar dos resíduos sólidos urbanos em áreas com diferentes padrões de renda: estudo na cidade de Salvador, Bahia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (MEAU)

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