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dc.contributor.advisorCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado de-
dc.contributor.authorSantos, Lucas Morais-
dc.creatorSantos, Lucas Morais-
dc.date.accessioned2013-04-19T14:58:05Z-
dc.date.available2013-04-19T14:58:05Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9905-
dc.description.abstractSalvador e seu trânsito não caminham com os mesmos passos que o crescimento populacional; o uso do solo se altera e os fluxos de tráfego mudam na quantidade e na qualidade. O sistema viário não cresce na mesma velocidade, levando a um aumento crescente da taxa de saturação das vias, que em conjunto com os acidentes, poluição sonora e atmosférica, configuram um conjunto de externalidades negativas que resultam em uma situação caótica para quem utiliza diariamente o sistema. O principal objetivo deste trabalho é dar subsídios a uma discussão sobre um conjunto de políticas que seja capaz de reduzir os congestionamentos em Salvador, melhorando a mobilidade urbana e trazendo economias para a cidade. Uma pesquisa com os motoristas foi realizada com o intuito de levantar a flexibilidade dos motoristas em relação a dois tipos de políticas – restrição ao uso do automóvel e melhorias no transporte público. Esta pesquisa conclui que políticas de restrição ao transporte individual são mais eficazes no curto prazo, pois tendem a elevar os custos de quem utiliza este meio de transporte os fazendo migrar rapidamente para outro modal. Políticas de incentivo ao transporte público são mais eficazes no longo prazo, pois o custo para implantá-las é mais alto e o período de migração para o sistema é mais lento. O estudo conclui que para reduzir os congestionamentos, não basta adotar uma ou duas políticas; é preciso implementar um conjunto, num ataque sincronizado ao problema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCongestionamentos - Salvadorpt_BR
dc.subjectTráfego urbano – Salvadorpt_BR
dc.subjectTrânsito urbano - Salvadorpt_BR
dc.subjectPolítica de transporte urbanopt_BR
dc.titleA faceta econômica dos congestionamentos: um balanço sobre a eficácia das políticas na melhoria da mobilidade urbana em Salvador – Bahiapt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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