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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9861
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Maria Virginia Gordilho | - |
dc.contributor.author | Nocera, Lígia Beatriz Muller | - |
dc.creator | Nocera, Lígia Beatriz Muller | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:36:23Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:36:23Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9861 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação detalha as etapas do processo criativo para a concepção de um painel modular de uma Coleção de pinturas figurativas de objetos singulares, constituído por 72 telas de 40 X 40 cm cada, apresentado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em 2011. As seguintes ações processuais delinearam a pesquisa: uma coleta fotográfica de objetos de escolha pessoal e, ou, pertencentes a diversos indivíduos, nas cidades de Curitiba, no Paraná e de Salvador, na Bahia, acompanhada pelos depoimentos dos participantes, registrados em fichas individuais. A seguir, os objetos fotografados tornaram-se os modelos para as 72 pinturas das „coisas inanimadas‟, em referência ao gênero denominado Natureza Morta. O processo que reuniu objetos / sujeitos / interações/ pesquisadora encontra-se aqui circundado pela poética de Gaston Bachelard, apoiado nos conceitos da semiologia dos objetos a partir de Jean Baudrillard, da crítica do design, em Deyan Sudjic e observa as considerações de Gilles Lipovetsky a respeito das culturas da moda e do consumo. Georges Perec e Walter Benjamin foram buscados para assegurar os respectivos respaldos, literário e conceitual, dos significados de „coleção‟, entre abordagens igualmente verificadas junto a outros autores complementares para, metodologicamente organizar as bases das discussões teóricas relativas aos tensionamentos plásticos propostos. Ao abrir as portas para sair da intimidade de um atelier e percorrer outros territórios e lugares, os objetos encontrados revelaram-se não apenas modelos para pintura, mas matérias mediadoras da persistência do tempo que separa os homens das suas coisas ou que, por alguns breves instantes, os une. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Artes visuais da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Objetos | pt_BR |
dc.subject | Modelos | pt_BR |
dc.subject | Coisas inanimadas | pt_BR |
dc.subject | Coleção | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Natureza morta | pt_BR |
dc.subject | Objects | pt_BR |
dc.subject | Models | pt_BR |
dc.subject | Inanimate things | pt_BR |
dc.subject | Collection | pt_BR |
dc.subject | Painting | pt_BR |
dc.subject | Still life | pt_BR |
dc.subject | Artes plasticas | pt_BR |
dc.title | Tacitus: uma coleção particular de coisas inanimadas. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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