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dc.contributor.advisorMartins, Maria Virginia Gordilho-
dc.contributor.authorCampos, Luiz Claudio Ferreira-
dc.creatorCampos, Luiz Claudio Ferreira-
dc.date.accessioned2013-04-18T12:35:54Z-
dc.date.available2013-04-18T12:35:54Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9859-
dc.description233f.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa sistematiza o processo de confecção de objetos com abordagem diferenciada sobre relíquia, memória e história, na intenção de transpor limites ao uso de materiais e técnicas de arte, conceituando em reflexões prático-teóricas lembranças e recordações, portanto uma poética que traz a “ausência” do imaginário, tecido de memória, distância, passado e saudade. A importância de se trabalhar com relíquias em linguagens artísticas reside na visibilidade da aproximação das distâncias entre o passado e o presente, trazendo ao contemporâneo o significado do passado como alicerce de nossas ações. Tomando como base o processo de criação na construção da obra de arte discutido por Cecília Salles, assumo o conceito de criação em rede como, forma de compreender as implicações em adotar essa perspectiva ao pensar na prática artística. Esses modos de “pensar” e “fazer” serviram de guia e, até mesmo, contribuíram para que a escolha dos materiais na elaboração das obras acontecesse a partir do momento que o suporte pudesse dialogar com o conceito. Imaginei cada obra e as registrei em estudos, desenhos, rascunhos que serviram para elaborar as peças. As modificações sofridas durante a gênese de uma delas é a evidência de que esse processo é ativo e repleto de diversas possibilidades. Fatos lembrados e vividos foram agregados às obras, de forma consciente ou não, transformando as peças marcadas pela ausência de temporalidade no pensamento e ato criador em registros do passado. Tomo Santo Agostinho e Henri-Louise Bergson como Filósofos norteadores para compreender as questões relacionadas ao tempo e a memória. Em momentos específicos recorro a Merleau-Ponty (aspectos fenomenológicos) e Gaston Bachelard (aspectos relacionados ao mobiliário). Faço aproximações e distanciamentos com obras de artistaspesquisadores, como Joseph Cornell, Farnese de Andrade, Sebastião Pedrosa, Graziano Spinosi, Anish Kapoor, Eriel Araújo, Graça Ramos e VigaGordilho. As reflexões e a prática no atelier apontaram caminhos e possíveis soluções que abraçam o dialogo com o espectador para conquista de novos conhecimentos. A síntese das pesquisas foi mostrada na exposição Rememoráveis, com a apresentação de três objetos e seis instalações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBApt_BR
dc.subjectPresença/ausênciapt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectRelíquiapt_BR
dc.subjectPassadopt_BR
dc.subjectPresence/absencept_BR
dc.subjectTransparencypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectRelicpt_BR
dc.subjectPastpt_BR
dc.titleRememoráveis: uma poética visual sobre a ausência e o imagináriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

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