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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9841
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gonçalves, Rosa Gabriela de Castro | - |
dc.contributor.author | Silva, Pedro Arcanjo da | - |
dc.creator | Silva, Pedro Arcanjo da | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:30:05Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:30:05Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9841 | - |
dc.description | 253f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na década de 1960 havia uma movimentação cultural na Bahia marcada pela gestão do Reitor Edgar Santos, na UFBA, com a ação de vários grupos culturais, a criação do Museu de Arte Moderna e a Bienal da Bahia. Todos, na definição do cineasta Glauber Rocha, unidos num único proposto de derrotar a província. Entretanto, estes sonhos de liberdade foram interrompidos em 1968 com a edição do AI-5 e, o fechamento da II Bienal da Bahia. Assim em 1991 quando foi criada a Bienal do Recôncavo havia uma lacuna na produção cultural baiana, os dois grandes territórios da gestão cultural do estado da Bahia que são o Teatro Castro Alves – TCA e o Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM, encontravam-se fechados por falta de condições técnicas para funcionar. Então, a Bienal do Recôncavo é criada em um momento, no qual um pequeno grupo de artistas controla o mercado de arte baiano, e em uma conjuntura internacional marcada por várias formulações estética, fragilizando as fronteiras do pensar e fazer artístico. Nesta perspectiva, o projeto da Bienal é elaborado com o objetivo de revelar novos artistas, e chamar a atenção para a pluralidade estética contemporânea, questionando a ideia da arte conceitual como expressão única da contemporaneidade, premiando respectivamente em suas nove edições, a escultura em concreto, pintura em acrílico sobre papel, performance, instalação, objeto escultural em madeira, instalação com cerâmica em alta temperatura, ferro e algodão. Pintura sobre cerâmica esmaltada e, a IX edição da Bienal que foi conquistada por Zé de Rocha com gravura, pintura em cerâmica e fotografia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Bienal | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade estética | pt_BR |
dc.subject | Recôncavo | pt_BR |
dc.subject | Biennial | pt_BR |
dc.subject | Visual arts | pt_BR |
dc.subject | Modernity | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneity | pt_BR |
dc.subject | Plurality aesthetics | pt_BR |
dc.title | Bienal do recôncavo: aspectos de uma intervenção contemporânea | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
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