Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9830
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Virginia Gordilho | - |
dc.contributor.author | Souza, Maria da Conceição Andrade | - |
dc.creator | Souza, Maria da Conceição Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:26:22Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:26:22Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9830 | - |
dc.description | 150f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa investiga, de forma prático-teórica, o processo de confecção de objetos cerâmicos, enquanto signos de uma linguagem visual universal, através da qual o homem se encanta e canta sua concepção de universo. Uma linha imaginária visualsonora,portanto, liga o procedimento cerâmico que se faz com terra — argila — ao planeta Terra, considerando fazeres poéticos regionais e universais. Esta linha tornase eixo da imaginação para o movimento incessante entre cosmovisões ameríndias e devaneios contemporâneos. Enquanto as experimentações cerâmicas tornam-se sementes, proto-estrelas e outras formações cósmicas, constelações de obras-estrelas são traçadas para visualizar e analisar o gesto criativo por método associativo e processual como em redes de criação. Tomo Gaston Bachelard como filósofo norteador desta pesquisa porque é esclarecedora sua análise da ação do modelador,daquele que, com imaginação e vontade, trabalha com a maciez e resistência das massas cerâmicas. Faço aproximações e distanciamentos com obras de artistas pesquisadores nas áreas de artes visuais e música: Norma Grinberg, Eriel Araújo,Ana Maria Tavares, Walter Smetak, Susan Rawcliffe, Márcia Xavier, Gabriel Orozco,Amélia Toledo, Celeida Tostes e Delma Godoy. As reflexões e a prática no atelier apontaram caminhos e possíveis respostas para questões que envolvem o procedimento cerâmico e a arte contemporânea. Os resultados que abraçam o diálogo com o espectador para conquista de novos conhecimentos, interligados a esta dissertação, foram apresentados em duas exposições individuais: Germinando Estrelas, onde foram instalados objetos sonoros, as Proto-estrelas, na EBEC Galeria de Arte, em 2007, e terra-Terra, onde se pode perceber uma atmosfera cósmica com as obras Granulações, Sítio cósmico, Proto-estrelas, Cantos do joão-de-barro e Caco-cipó no sótão do Palacete das Artes Rodin Bahia, em 2009, em Salvador. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Cerâmica | pt_BR |
dc.subject | Sonoridade | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Cosmo | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Ceramics | pt_BR |
dc.subject | Sonority | pt_BR |
dc.subject | Movement | pt_BR |
dc.subject | Contemporary art | pt_BR |
dc.title | Terra-terra: um movimento poético com o barro cozido | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernandessegparte1.pdf | Parte 1 | 14,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
fernandessegparte2.pdf | Parte 2 | 20,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.