Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Roaleno Ribeiro Amâncio | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Ricardo Guimarães | - |
dc.creator | Cardoso, Ricardo Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:02:45Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:02:45Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9814 | - |
dc.description | 128f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação desenvolvida no Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia, na linha de Processos Criativos nas Artes Visuais, aborda aspectos da relação entre palavra e imagem na produção artística do pesquisador/artista visual Ricardo Guimarães. “Ímã: apalavrando imagens,imaginando palavras” apresenta o processo de criação, os resultados conquistados, as influências e conexões com o trabalho de outros poetas, artistas visuais ou multimídias brasileiros e estrangeiros, e os comentários e análises especificamente de algumas peças e da obra na sua completude da pesquisa, salientando os aspectos conceituais, formais e sígnicos. Foi desenvolvida em pesquisa bibliográfica e pela internet, visita a exposições em compartilhamento de experiências com outros artistas, trabalho em ateliê e contato com o público. Partiu do princípio da possibilidade de criar uma obra artística visual tendo como base a palavra. A palavra poética com temáticas relacionadas à própria linguagem em sua sonoridade e significações, e as questões da vida urbana contemporânea, por um olhar predominantemente crítico e humorado. Na perspectiva do diálogo artístico entre a palavra e a imagem, apresenta uma busca literal e plástica de poética visual, pelos atributos imagéticos existentes na palavra e textuais na imagem, mas fundamentalmente o que está na transversalidade das linguagens. Os diversos experimentos artísticos, como poesias visuais, objetos, instalações e performances, tiveram como objetivo materializar a idéia da possibilidade de reduzir os limites existentes entre o visual e o literário. Esses experimentos foram analisados apoiando-se nas classificações dos signos encontradas no pensamento semiótico peirceano e em filósofos e pensadores que se apropriaram e aplicaram esses conhecimentos. Dessas contínuas análises e aprimoramentos no processo de criação está o resultado dessa pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Palavra | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Transversalidade | pt_BR |
dc.subject | Limites | pt_BR |
dc.subject | Word | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.subject | Visual arts | pt_BR |
dc.subject | Crossing | pt_BR |
dc.subject | Limits | pt_BR |
dc.title | Ímã: apalavrando imagens, imaginando palavras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ricardoguimaraesseg.pdf | 4,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.