Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Roaleno Ribeiro Amâncio-
dc.contributor.authorCardoso, Ricardo Guimarães-
dc.creatorCardoso, Ricardo Guimarães-
dc.date.accessioned2013-04-18T12:02:45Z-
dc.date.available2013-04-18T12:02:45Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9814-
dc.description128f.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação desenvolvida no Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia, na linha de Processos Criativos nas Artes Visuais, aborda aspectos da relação entre palavra e imagem na produção artística do pesquisador/artista visual Ricardo Guimarães. “Ímã: apalavrando imagens,imaginando palavras” apresenta o processo de criação, os resultados conquistados, as influências e conexões com o trabalho de outros poetas, artistas visuais ou multimídias brasileiros e estrangeiros, e os comentários e análises especificamente de algumas peças e da obra na sua completude da pesquisa, salientando os aspectos conceituais, formais e sígnicos. Foi desenvolvida em pesquisa bibliográfica e pela internet, visita a exposições em compartilhamento de experiências com outros artistas, trabalho em ateliê e contato com o público. Partiu do princípio da possibilidade de criar uma obra artística visual tendo como base a palavra. A palavra poética com temáticas relacionadas à própria linguagem em sua sonoridade e significações, e as questões da vida urbana contemporânea, por um olhar predominantemente crítico e humorado. Na perspectiva do diálogo artístico entre a palavra e a imagem, apresenta uma busca literal e plástica de poética visual, pelos atributos imagéticos existentes na palavra e textuais na imagem, mas fundamentalmente o que está na transversalidade das linguagens. Os diversos experimentos artísticos, como poesias visuais, objetos, instalações e performances, tiveram como objetivo materializar a idéia da possibilidade de reduzir os limites existentes entre o visual e o literário. Esses experimentos foram analisados apoiando-se nas classificações dos signos encontradas no pensamento semiótico peirceano e em filósofos e pensadores que se apropriaram e aplicaram esses conhecimentos. Dessas contínuas análises e aprimoramentos no processo de criação está o resultado dessa pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBApt_BR
dc.subjectPalavrapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectLimitespt_BR
dc.subjectWordpt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectCrossingpt_BR
dc.subjectLimitspt_BR
dc.titleÍmã: apalavrando imagens, imaginando palavraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ricardoguimaraesseg.pdf4,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.