Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Ciane | - |
dc.contributor.author | Scialom, Melina | - |
dc.creator | Scialom, Melina | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:58:27Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:58:27Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9666 | - |
dc.description | 245f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo se configura em uma exploração sobre o Universo de Rudolf Laban e o Panorama brasileiro dos artistas-pesquisadores que utilizam desse Universo como suporte para suas pesquisas, ações e atuações. Através da busca genealógica na vida-obra do mestre da Arte do Movimento em seu material bibliográfico e nas obras de seus discípulos, foram delineados a pessoa, o artista, o cientista e o filósofo de Rudolf Laban. O olhar sobre o material de referência e os universos singulares coletados na pesquisa de campo, foi conduzido com o suporte da Genealogia Histórica de Foucault, da Hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e do Olhar Sensível de Maurice Merleau-Ponty, como também dialogando diversos estudos que se debruçam sobre a historiografia em dança. A partir de tais aportes teóricos, foi organizado e discutido o aspecto geral do panorama nacional de estudos labanianos. Associando a pesquisa teórica à pesquisa prática, o desenvolvimento do processo de pesquisa aconteceu de forma a referenciar o próprio Universo labaniano de miscigenação entre pensamento e movimento. A metodologia se desenvolveu acompanhando a forma geométrica do tetraedro, assumindo quatro vértices que foram aplicados concomitantemente: Pesquisa Teórica, Pesquisa de Campo (entrevistas), Laboratórios e Escrita Dinâmica. Para materializar os percursos artísticos-teóricos-práticos, foi construída uma árvore genealógica mestre-discípulo que ilustra bidimensionalmente a disposição tridimensional da configuração do conjunto contemporâneo.Em seguida, foram discutidos e debatidos pontos críticos revelados através do estudo, argumentando a legitimização do panorama apresentado através da ponte passado tempoespaço presente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Rudolf Laban | pt_BR |
dc.subject | Genealogia histórica | pt_BR |
dc.title | Laban Plural: um estudo genealógico do legado de Rudolf Laban no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Melina Scialom | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.