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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.authorSilva, Elvira Fazzini da-
dc.creatorSilva, Elvira Fazzini da-
dc.date.accessioned2013-04-10T13:53:14Z-
dc.date.available2013-04-10T13:53:14Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9649-
dc.description125f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação consistiu numa reflexão sobre o trabalho de voz desenvolvido com os alunos das séries iniciais dos cursos de Teatro da Faculdade de Artes do Paraná, no que diz respeito ao domínio técnico e expressivo do corpo para a expressividade vocal. Tendo como referenciais teóricos do Teatro - Stanislavski e Grotowski - meu objetivo foi estudar a voz do ator como elemento participante da interpretação que emana de um corpo. E também busquei entender como o ator atinge uma autoconsciência que pode facilitar-lhe o processo de expressão vocal. No que diz respeito ao processo fisiológico da voz, foram pesquisados seus três aspectos formadores: a respiração, como combustível energético; o relaxamento que proporciona um equilíbrio muscular e psíquico e a ressonância, a responsável pela projeção e afetividade da voz. Para justificar a importância do trabalho fonoaudiológico no Teatro, recorri à História que empresta suporte para a constatação da maneira como era tratada a voz no teatro antes do advento da fonoaudiologia e descrevi ainda a relação entre o profissional de Fonoaudiologia e o aluno ator. Quanto aos sentidos, aprofundei-me na importância deles, a fim de que se aguce a percepção sensorial no que se refere à importância do ouvir para o ator, do olhar atento dele, do tato que capta a realidade e do odor e o sabor no imaginário do ator. Dessa forma, o ator terá suporte para alcançar uma certa autoconfiança em cena, autoconfiança esta, portanto, que proporcionará a ele uma expressividade vocal mais convincente e verdadeira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectFisiologiapt_BR
dc.titleConsciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubCuritibapt_BR
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