Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Ciane | - |
dc.contributor.author | Silveira, Saulo Silva da | - |
dc.creator | Silveira, Saulo Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:52:34Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9645 | - |
dc.description | 239f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito desta dissertação é formular uma proposta metodológica de preparo corporal para dançarinos com deficiência física, a partir de experimentações laboratoriais da integração somática dos Bartenieff Fundamentals. Acrescenta-se à proposta o interesse de desenvolver experiências e descobertas em relação ao corpo, para contribuir no processo criativo em dança e, também, para que a pesquisa corporal possa ter sentidos e significados para os corpos (sujeitos) que estão a desenvolvê-la. Além disso, busca-se instigar os sujeitos e proporcionar meios para que possam realizar sua própria montagem artística, possibilitar a conexão e a integração de sua história motora, psíquica, biológica, espiritual, cultural e social com o meio em que se inserem em um processo inclusivo e criativo. O estudo se propõe a investigar quatro dançarinos profissionais em laboratórios experimentais, que integram a proposta somática da técnica dos Bartenieff Fundamentals ao seu preparo-criação em dança. Durante oito meses de trabalho foram registradas as percepções, as necessidades, as possibilidades e as transformações dos dançarinos em relação à integração da técnica de Bartenieff. Nesta pesquisa se aborda o conceito de corpo enquanto experiência, pilar da pedagogia da Educação Somática - campo teórico-prático que se interessa pelas relações entre a motricidade humana, a consciência e o aprendizado. Foram utilizados os seguintes métodos de coleta de informações: observações participantes, discussões em grupo, registros de diários, captação de imagens móveis e fixas e entrevistas individuais. A partir de uma perspectiva construtivista e utilizando a análise temática, o professor/pesquisador procedeu à interpretação das experiências dos dançarinos. A discussão dos resultados considerou a relação entre as vias somáticas de conhecimento e a pedagogia construtivista em uma investigação poético-corporal da diversidade humana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bartenieff fundamentals | pt_BR |
dc.subject | Educação somática | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Deficiência física | pt_BR |
dc.subject | Preparo corporal | pt_BR |
dc.title | Técnica e(m) criação somática: uma proposta corporal para artistas cênicos com (d)eficiência física através dos princípios e fundamentos corporais Bartenieff | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Saulo Silveira | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.