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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9637
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Érico José Souza de | - |
dc.contributor.author | Lírio, Vinícius da Silva | - |
dc.creator | Lírio, Vinícius da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:51:25Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:51:25Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9637 | - |
dc.description | 206f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Bença é o título da encenação que fecha um ciclo de criação e abre novos caminhos para a teatralidade do Bando de Teatro Olodum. Foi em torno do processo de criação desse espetáculo, desenvolvido durante o ano de 2010, que lancei meus olhares. É sobre esse tempo – aquele do Bando e o meu próprio diante deste primeiro – que me debruço aqui. Invisto, nesse estudo, em um sistema de articulações, análises e discussões à luz de uma abordagem não-cartesiana acerca do processo citado. Teorizo em um diálogo permanente com a peculiaridade da interface Artes-Humanidades: registrei fatos, identifiquei fenômenos cênicos e socioculturais, entrecruzei epistemologias e, principalmente, entrei numa dinâmica com o humano, com os sujeitos agentes de Bença e com aquilo que é fruto do seu labor, a sua arte. Assim, nesta dissertação, parto da perspectiva de transculturalidade decorrente do reconhecimento das manifestações de hibridez cultural oriundas da brasilidade e que funda o que entendo por “estética transcultural” na cena do Bando. Dedico-me, ainda, à corporalidade e à corporeidade dos atores de Bença, em especial no que tange ao trânsito do corpo desses sujeitos entre o corpo cotidiano e o corpo expressivo da cena, o que chamo de “estado de benção”. Arrolados esses traços, alicerces das articulações nesse processo de criação, vislumbro, por fim, a encenação em si, o estabelecer das situações cênicas e, pelo que elas me oferecem aos sentidos todos, confirmo a inscrição do Bando na era das “teatralidades híbridas contemporâneas”. Constato, em última análise, que Bença desencadeou um movimento de descoberta de uma nova teatralidade e, nesse caminho, de renovação cênico-paradigmática da poética do Bando de Teatro Olodum. A partir dessa rede de articulações e constatações amplio minhas reflexões em torno das novas teatralidades e do campo de hibridez que as caracteriza. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teatralidades híbridas | pt_BR |
dc.subject | Transculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Bença | pt_BR |
dc.subject | Bando de Teatro Olodum | pt_BR |
dc.title | Bença às teatralidades híbridas: o movimento cênico transcultural do Bando de Teatro Olodum | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação. Vinicius Lirio | 4,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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