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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Suzana Maria Coelho-
dc.contributor.authorSilva, Silvia Sueli Santos da-
dc.creatorSilva, Silvia Sueli Santos da-
dc.date.accessioned2013-04-10T13:41:39Z-
dc.date.available2013-04-10T13:41:39Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9618-
dc.description244f.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objeto de estudo a brincadeira de boi do município paraense de São Caetano de Odivelas. Investiga-se este fenômeno cultural, tradicional e contemporâneo para compreender a função da máscara, suas caracterizações e o comportamento corporal que ela estabelece nos brincantes, através dos personagens que ali se revelam. Aponta-se o motivo da máscara, dessacralizado e inserido nas festas públicas, como artifício simbólico e lúdico a partir do qual a espetacularidade, o imaginário e a contemporaneidade articulam-se na formação da cena de rua. Os conceitos que alicerçam esta pesquisa trazem os suportes teóricos da Etnocenologia e da Fenomenologia. O olhar fenomenológico permite compreender o objeto do lugar que ele se apresenta e do ponto de vista de quem o descreve. A Etnocenologia investiga as práticas e comportamentos espetaculares de acordo com suas matrizes culturais e suas caracterizações estéticas. Assinala-se como procedimento metodológico a Etnometodologia, inspirada na Fenomenologia e suas técnicas de investigação do fenômeno in loco. A pesquisa de campo, de caráter etnográfico, desenvolveu-se entre maio de 2009 e junho de 2010, período que concentrou a maior parte das entrevistas e a coleta de material áudio visual. Durante a pesquisa de campo foram recolhidos relatos de pessoas que vivem em São Caetano de Odivelas e participam da brincadeira de boi. Entre os sujeitos entrevistados havia brincantes, participantes e criadores, totalizando um universo de vinte e duas entrevistas, dentre as quais dezessete narrativas foram transcritas e citadas nesta tese como fonte de informação e análise. A apreciação do material coletado baseou-se nos etnométodos como meio de interpretação das relações construídas entre os sujeitos, a cidade e a sua festa. Privilegiou-se a técnica de entrevistas de livre narrativa, que permite liberdade de fruição para as intervenções das memórias dos sujeitos. A observação da mascarada de rua de São Caetano de Odivelas concentrou-se em seus aspectos contemporâneos e estéticos, que embasaram as descrições dos personagens e seus caracteres plásticos e dramáticos, revelados nas falas dos brincantes como um modelo inscrito em seus corpos, parte de sua própria experiência estética, somada à memória social da cidade. Considera-se que a dimensão da máscara odivelense como objeto cênico integra-se a sua forma plástica, transformando-se em agente de criação e interpretação da brincadeira de rua e atuando na cultura local pela constante troca de conhecimento que envolve as gerações de brincantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMáscarapt_BR
dc.subjectMáscara corporalpt_BR
dc.subjectBrincadeira de boipt_BR
dc.subjectEspetacularidadept_BR
dc.subjectImaginário amazônicopt_BR
dc.titleO boi e a máscara: imaginário, contemporaneidade e espetacularidade nas brincadeiras de boi de São Caetano de Odivelas - Parápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubBelém- Parápt_BR
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