Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, José Célio Silveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Ricardo Santos | - |
dc.creator | Lima, Ricardo Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-08T16:39:19Z | - |
dc.date.available | 2013-04-08T16:39:19Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9501 | - |
dc.description | p. 1-115 | pt_BR |
dc.description.abstract | As organizações contemporâneas têm vivido um período de intensas transformações nas duas últimas décadas. No intuito de atender plenamente as demandas dos clientes, como forma de garantir a própria sobrevivência, as empresas estão migrando de modelos de negócio tradicionais focados na produção para modelos flexíveis orientados a projetos, se adequando à crescente demanda por produtos e serviços customizados. Esse contexto impõe às organizações alto grau de profissionalismo na gestão dos projetos, visando assegurar o atendimento aos mais variados requisitos dos clientes com eficiência e eficácia. Diante desse cenário de perceptível relevância da gestão de projetos, a presente pesquisa objetivou comparar a metodologia de gestão de projetos, voltada para o desenvolvimento de soluções e-learning, concebida pelo Senai-BA, com o PMBOK – Guia de boas práticas em gestão de projetos do PMI, com foco na análise dos critérios de escopo, tempo, custo e qualidade. Nesse intuito, fez-se uma revisão da literatura focada no tema e realizou-se pesquisa envolvendo os colaboradores do Senai-BA e funcionários de empresas atendidas, que atuaram no desenvolvimento dos referidos projetos. Os resultados foram consolidados e analisados visando identificar, com maior precisão, possíveis oportunidades de melhoria para a gestão do processo de desenvolvimento de soluções e-learning. Constatou-se, na conclusão da pesquisa, que a metodologia de gestão de projetos adotada pelo Senai-BA possuía lacunas em relação às boas práticas difundidas no PMBOK, principalmente no que tange a gestão do tempo e de custos, ocasionando o descumprimento dos prazos acordados e demandas de recursos acima dos planejados. Dessa forma, foram propostas alternativas para otimização da metodologia de gestão de projetos do Senai-BA, visando o alcance dos objetivos estratégicos da Organização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/mpa_ricardo_santos_lima.pdf | pt_BR |
dc.subject | gestão de projetos | pt_BR |
dc.subject | PMI | pt_BR |
dc.subject | e-learning | pt_BR |
dc.subject | project management | pt_BR |
dc.title | Projetos e-learning do Senai-Ba e o PMBOK: uma análise dos critérios de escopo, tempo, custo e qualidade. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Ricardo Lima | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.