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dc.contributor.advisorAndrade, José Célio Silveira-
dc.contributor.authorLima, Ricardo Santos-
dc.creatorLima, Ricardo Santos-
dc.date.accessioned2013-04-08T16:39:19Z-
dc.date.available2013-04-08T16:39:19Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9501-
dc.descriptionp. 1-115pt_BR
dc.description.abstractAs organizações contemporâneas têm vivido um período de intensas transformações nas duas últimas décadas. No intuito de atender plenamente as demandas dos clientes, como forma de garantir a própria sobrevivência, as empresas estão migrando de modelos de negócio tradicionais focados na produção para modelos flexíveis orientados a projetos, se adequando à crescente demanda por produtos e serviços customizados. Esse contexto impõe às organizações alto grau de profissionalismo na gestão dos projetos, visando assegurar o atendimento aos mais variados requisitos dos clientes com eficiência e eficácia. Diante desse cenário de perceptível relevância da gestão de projetos, a presente pesquisa objetivou comparar a metodologia de gestão de projetos, voltada para o desenvolvimento de soluções e-learning, concebida pelo Senai-BA, com o PMBOK – Guia de boas práticas em gestão de projetos do PMI, com foco na análise dos critérios de escopo, tempo, custo e qualidade. Nesse intuito, fez-se uma revisão da literatura focada no tema e realizou-se pesquisa envolvendo os colaboradores do Senai-BA e funcionários de empresas atendidas, que atuaram no desenvolvimento dos referidos projetos. Os resultados foram consolidados e analisados visando identificar, com maior precisão, possíveis oportunidades de melhoria para a gestão do processo de desenvolvimento de soluções e-learning. Constatou-se, na conclusão da pesquisa, que a metodologia de gestão de projetos adotada pelo Senai-BA possuía lacunas em relação às boas práticas difundidas no PMBOK, principalmente no que tange a gestão do tempo e de custos, ocasionando o descumprimento dos prazos acordados e demandas de recursos acima dos planejados. Dessa forma, foram propostas alternativas para otimização da metodologia de gestão de projetos do Senai-BA, visando o alcance dos objetivos estratégicos da Organização.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/mpa_ricardo_santos_lima.pdfpt_BR
dc.subjectgestão de projetospt_BR
dc.subjectPMIpt_BR
dc.subjecte-learningpt_BR
dc.subjectproject managementpt_BR
dc.titleProjetos e-learning do Senai-Ba e o PMBOK: uma análise dos critérios de escopo, tempo, custo e qualidade.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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