Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.contributor.authorCampbell, Patrick George Warburton-
dc.creatorCampbell, Patrick George Warburton-
dc.date.accessioned2013-04-05T14:51:32Z-
dc.date.available2013-04-05T14:51:32Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9451-
dc.description108f.pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação foram analisadas as proposições de Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e Wlodzimierz Stanieswski acerca do treinamento vocal, no sentido de compor uma base para uma proposta metodológica de preparação vocal do ator. Depois de um breve histórico da carreira artística do autor e um panorama das carreiras de Grotowski, Barba e Staniewski, foram identificados elementos convergentes no treinamento vocal promovido pelos três diretores. Foi estabelecido que, como princípio orientador, os três promovem métodos integrados de trabalhar o eixo voz,corpo,consciência que fogem de padrões cartesianos. Este princípio dá origem a uma série de procedimentos técnicos que ampliam métodos tradicionais de preparação e controle respiratório, numa promoção da respiração orgânica e espontânea, e o uso dos chamados ressonadores vocais para explorar e desenvolver a extensão da voz e qualidades vocais diferentes. Propõe-se, com base no treinamento sistematizado, uma prática vocal consistindo no uso de canções tradicionais e técnicas de cantos milenares como eixo central da pesquisa vocal. Estas tendências foram avaliadas utilizando-se como referência metodológica os campos da anatomia vocal, os estudos culturais e as neurociências. O resultado desta análise serviu como base para a sistematização e estruturação da própria abordagem vocal do autor, que foi influenciado por seu contato prático-teórico com o trabalho destes três diretores e por suas próprias experiências teatrais. Este sistema foi documentado em DVD, e devidamente anexado a esta dissertação, para mostrar na prática sua eficácia e validade, e para servir como referência para outros atores e profissionais de voz.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectGrotowskipt_BR
dc.subjectBarbapt_BR
dc.subjectStaniewskipt_BR
dc.subjectAnatomia Vocalpt_BR
dc.subjectEstudos Culturaispt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.titleA voz integrada: uma análise das proposições de Grotowski, Barba e Staniewski para o treinamento vocal e sua aplicação na preparação do atorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Patrick Campbell747,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.