Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Ângela de Castro-
dc.contributor.authorVásquez, Héctor Andrés Briones-
dc.creatorVásquez, Héctor Andrés Briones-
dc.date.accessioned2013-04-05T14:48:23Z-
dc.date.available2013-04-05T14:48:23Z-
dc.date.issued2013-04-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9441-
dc.description204 f.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa reflete sobre o fluxo teatral latino-americano, chamado aqui ‘da virada’,que vai se diferenciar do teatro latino-americano de esquerda, que o antecedeu. Este último, muito importante nas décadas de 1960 e 1970, teve seu eixo na luta de classes e na promoção e defesa de um projeto utópico de sociedade, anulado, em sua maior parte, pelas ditaduras que assolaram o continente nas décadas de 1960 a 1980. Abandonado em meados dos anos de 1980, sua apelação política direta começará a dar lugar a outras nuances artísticas no teatro contemporâneo do continente, operando com óticas mais subjetivas, intimistas e tratando de articular o social, o histórico e o contingente em um âmbito cênico que vai deslocar seu sentido político doutrinário. Surgem espetáculos que dão especial atenção a composição espacial e sonora da cena, à corporeidade dos intérpretes, ao trabalho da imagem no palco, o que vai possibilitar pensar nos alcances poéticos e políticos da sua teatralidade. Um olhar a partir da alegoria permitirá dar visibilidade a esses alcances, a teoria do alegórico de Walter Benjamin se torna chave para pensar na cena e na sua materialidade, sendo a base teórica desta pesquisa. O que se indaga aqui é como o teatro latino-americano contemporâneo ‘da virada’ se lança em uma viagem à teatralidade, gerando cenas cujo status crítico tangencia, sobretudo, nosso tempo democrático neoliberal, radiografando o que nele há de perda.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectWalter Benjaminpt_BR
dc.subjectTeatro latino-americanopt_BR
dc.subjectAspectos políticospt_BR
dc.subjectJorge Luis Borgespt_BR
dc.subjectSimbolismo na artept_BR
dc.titleA cena como saber da perda: traços alegóricos e políticos no teatro latino -americano contemporâneopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Escola de Dança/ Escola de Teatro. Salvador-Ba, 2011.pt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hector andres Briones Vasquez.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.