Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Hebe Alves da-
dc.contributor.authorSouza, Rafael Morais de-
dc.creatorSouza, Rafael Morais de-
dc.date.accessioned2013-04-05T14:46:21Z-
dc.date.available2013-04-05T14:46:21Z-
dc.date.issued2013-04-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9435-
dc.description129 f.pt_BR
dc.description.abstractDiscute-se o processo criativo do ator na construção de uma trama de narrativas de matriz africana inspirada em referências dos griots – narradores tradicionais da África Sub-Saariana. A pesquisa qualitativa, analítico-descritiva, aborda determinados procedimentos técnico-metodológicos do ofício do ator, aliados às competências do palhaço, da improvisação teatral, e alguns elementos e princípios da tradição oral africana que me mobilizaram a elaborar uma teia dramática constituída de contos e mitos afro-brasileiros. Apresenta-se, então, o estudo das relações entre determinados cronistas tradicionais da África: os griots ou dielis da tradição bambara, com a atitude de reinvenção das histórias de matriz africana na Bahia, e, com os narradores afrobaianos, comumente identificados como griôs na Bahia e no Brasil; para, a partir daí, elaborar um processo de criação de um tecido narrativo inspirado em referências dos narradores africanos, denominado Teia de Ananse. Portanto, o personagem narrador abordado no exercício de criação integrante da presente pesquisa, responsável pela constituição de uma trama de narrativas da tradição oral de origem africana e afrobrasileira, é uma recriação, no campo teatral, dos narradores tradicionais africanos – griots. Assim, apesar de permitir aproximações, revelam-se características distintas entre o ofício do griot tradicional e o do ator no presente processo criativo. Considera, também, a função do griot de alinhavar poeticamente os diversos elementos que constituem a cena, a partir de seu poder de impulsionar e mobilizar variados rudimentos convergentes para uma concepção cênica organizada e coordenada pelo próprio ator. Trata-se, portanto, de uma metodologia em constante desenvolvimento por mim em processos de encenação de narrativas, de composição de desempenho - na qual o personagem narrador assimila características do próprio ator que o cria -, bem como, de criação de tramas narrativas a partir de histórias tradicionais e experiências de vida deste ator, o qual pode ainda desempenhar os diversos personagens das narrativas, como por exemplo, o personagem que protagoniza a teia de narrativas resultante do estudo em questão: o lendário Ananse.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectImprovisação (Representação teatral)pt_BR
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectTradição oralpt_BR
dc.titleNa Teia de Ananse: um griot no teatro e sua trama de narrativas de matriz africanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Escola de Dança/ Escola de Teatro. Salvador-Ba, 2011.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Rafael Morais de Souza900,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.