Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVargens, Meran Muniz da Costa-
dc.contributor.authorFerreira, Cecília Maria de Araújo-
dc.creatorFerreira, Cecília Maria de Araújo-
dc.date.accessioned2013-04-05T14:45:08Z-
dc.date.available2013-04-05T14:45:08Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9434-
dc.description162f.pt_BR
dc.description.abstractPesquisa de cunho qualitativo baseada no estudo do procedimento criativo para a construção de espetáculos teatrais a partir da criação de uma dramaturgia coletiva e original que se desenvolve através de um processo diferenciado e propício à instalação e cultivo de uma imagem propulsora. Considero a imagem propulsora como uma construção que, ao mesmo tempo se alimenta e, impulsiona as idéias cênicas que fundam a concepção inicial de uma produção teatral. Portanto a ativação de atmosferas poéticas, dentro da sala de ensaio é parte fundamental deste processo, pois cria o ambiente favorável ao cultivo da imagem propulsora. Para que este método de criação possa ser adotado, o diretor precisa instalar um processo de colaboração e confiança entre seus atores, o que é feito através de estratégias lúdicas de aproximação e da prática do jogo de improvisação. Esta abordagem permite a ativação do imaginário dos participantes de modo a criar campos de força a partir de uma conexão viável entre a realidade e o imaginário dos criadores da cena. Este procedimento permite que os atores também sejam autores da obra em criação, uma vez que todas as referências poét icas serão tecidas ao longo dos ensaios com o material por eles fornecido. Assim a idéia de „ensaio‟ é alargada para permitir o tempo necessário à tentativa e erro necessários à descoberta de possibilidades cênicas antes da adoção de uma marcação espaço-temporal rígida e definitiva. E o desenvolvimento da consciência criativa dos participantes possibilita a escuta de suas intuições e inspirações no decorrer do processo de descobertas importantes que valorizam o trabalho de construção onde uma concepção inicial é conduzida de modo fluido à sua materialização cênica, quando o espetáculo se entrega à fruição do público.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso de encenação teatralpt_BR
dc.subjectCenapt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.titleCena e jogo: o imaginário na carnept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Cecília Ferreira3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.