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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Certificação ambiental hoteleira: estratégia de marketing VS estratégia de gestão
Autor(es): Rios, Eduardo Leony Lyra
Autor(es): Rios, Eduardo Leony Lyra
Abstract: Com o processo de globalização, as empresas passaram a expandir-se em busca do novos mercados. Porém, junto a este processo, deu-se o acirramento da concorrência entre as firmas, que passaram a preocupar-se com questões que aumentassem o seu potencial de competitividade, a fim de obter alguma vantagem diante das outras. Uma das maneiras convencionais utilizadas pelas empresas é a de reduzir custos de produção, porém a partir da Escola Institucionalista, surge o conceito de custos de transações, sendo assim, utilizada como outra via de obter maiores vantagens competitividade. É a partir deste cenário, que irá se inserir os certificados, como um dos mecanismos que promovem a redução dos custos transacionais. Este trabalho pretende analisar como os certificados poderão ajudar a eficiência na gestão do negócio e reduzir os custos transacionais dentro de uma empresa. Para isso, pretende-se se utilizar de um estudo de caso do Hotel Canto das Águas, localizado em Lençóis - BA, o qual recebeu o primeiro certificado de hotel sustentável do Brasil. Com este caso, pode-se verificar que a certificação não só pode contribuir para a redução dos custos de transação, mas também para o controle dos custos de gestão.
Palavras-chave: Certificação ambiental
Custo de transações
Padrões
Marcas
Instituições
Direito de propriedade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9357
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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