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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras | - |
dc.contributor.author | Coura, Helena Luiza Oliveira | - |
dc.creator | Coura, Helena Luiza Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-26T20:11:16Z | - |
dc.date.available | 2013-03-26T20:11:16Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9268 | - |
dc.description | p. 1-161 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo analisamos e discutimos em que medida os princípios da integração curricular estão presentes no IF Baiano, a partir do Curso Técnico em Agropecuária Integrado, ofertado pelo Campus Catu. O Ensino Integrado é considerado uma forma de superar a formação unilateral, restrita e especializada, adotada pelas políticas que orientam o currículo dos cursos da Educação Profissional, desde a época do Brasil Colônia, através das quais é perpetuada a dualidade estrutural entre ensino acadêmico e profissional. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, com a publicação do Decreto 2.208/1997, houve um grande retrocesso em relação à equivalência entre o Ensino Médio e a Educação Profissional, estabelecida pela Lei nº. 4.024/1961, pois a Educação Profissional passou a ter organização curricular própria e independente do Ensino Médio, referenciada pelos interesses mais imediatos do setor produtivo. Em 2004, já no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o Decreto nº. 2.208/1997 é revogado, após a publicação do Decreto nº. 5.154/2004, que instituiu, como uma das formas de oferta da Educação Profissional, o Ensino Integrado, cuja formação geral (de Nível Médio) e a profissional passam a compor um só currículo. Entretanto, para que essa determinação se reverta na possibilidade concreta da formação omnilateral dos sujeitos, é preciso um projeto curricular que inclua uma metodologia capaz de integrar trabalho, ciência e cultura durante todo o desenvolvimento do curso. A pesquisa que realizamos foi um Estudo de Caso, do tipo exploratória e analítica. Para que o objetivo central dessa pesquisa fosse alcançado, precisamos desdobrá-lo em objetivos intermediários, ou seja: a) examinar se o Projeto Pedagógico do Curso orienta no sentido da integração entre as diversas áreas do conhecimento; b) analisar se existe um planejamento compartilhado entre os docentes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado; c) verificar qual é a compreensão dos educadores sobre a concepção de Ensino Integrado e se estes aplicam os seus princípios na sua práxis. Para isso, adotamos os seguintes procedimentos científicos que foram seguidos durante todo o curso desta pesquisa: revisão da literatura, aplicação de questionários com docentes, entrevistas com a Equipe Técnico-Pedagógica e análise do Projeto Pedagógico do Curso de Agropecuária Integrado. A análise e discussão, tanto da pesquisa empírica, como do Projeto Pedagógico do Curso, privilegiaram uma proposta de formação integrada que abrange três dimensões: a formação omnilateral; a que integra o Ensino Médio e Educação Profissional; e a que estabelece relações entre parte e totalidade do conhecimento. Nesse sentido, verificamos que a integração curricular, dentro da concepção esperada, não se verifica no curso analisado, fato evidenciado, sobretudo, pela falta do entendimento dos docentes sobre a proposta do ensino integrado, agravada pela ausência do planejamento compartilhado, o que inviabiliza a realização de atividades integradoras do conhecimento. Em relação à análise do Projeto do Curso Técnico em Agropecuária Integrado, constatamos que este documento não orienta no sentido da integração curricular, tanto pela sua proposta e estruturação, como pela omissão sobre questões metodológicas adequadas a esse propósito. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Formação Omnilateral | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.subject | Integrated professional education to high school | pt_BR |
dc.subject | Omnilateral formation | pt_BR |
dc.title | A possível integração curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano: análise do curso técnico em agropecuária | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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