Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Maria Couto-
dc.contributor.authorCunha, Eudes Oliveira-
dc.creatorCunha, Eudes Oliveira-
dc.date.accessioned2013-03-26T19:05:07Z-
dc.date.available2013-03-26T19:05:07Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9266-
dc.description172 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação teve por objetivo analisar a gestão escolar manifestada nos elementos da cultura da escola e sua possível relação com o desempenho expresso pelo Ideb, em duas instituições do Sistema Municipal de Salvador. A partir da utilização dos conceitos de gestão e cultura da escola, buscou-se evidenciar as especificidades das formas de empreender a gestão em duas instituições que obtiveram resultados do Ideb contrastantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso comparativo, sendo a coleta de dados feita por meio de observações e entrevistas, bem como da consulta a documentos. Os resultados demonstraram realidades opostas em diversos aspectos relacionados à gestão das escolas, nas dimensões administrativo-burocrática, pedagógica e política, e confirmam a relação existente entre as variáveis gestão e desempenho escolar. A gestão da escola que obteve Ideb alto se distingue, sobretudo, por haver maior participação da comunidade escolar e local, melhor controle dos resultados pela direção e forte integração e cooperação entre os professores. Na escola que obteve Ideb baixo, a gestão se caracteriza por relações informais e maior incidência de conflitos entre os profissionais, com menor participação da comunidade e controle dos resultados pela direção. Os achados sinalizam que as especificidades, nas formas de empreender os processos de apoio às atividades pedagógicas, se relacionaram com os mais altos e os mais baixos resultados do Ideb constatados nas duas unidades de ensino pesquisadas. A partir de uma perspectiva sociológica sobre as organizações escolares, verificou-se, ainda, que os fatores internos da escola desempenharam papel importante na explicação do fenômeno, o que possibilitou reflexões, a partir da teria social de Norbert Elias, sobre os processos de transformação da cultura da escola à luz das determinações legais e dos processos de interação dos sujeitos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectSistemas de escolas municipalpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores de qualidade da educaçãopt_BR
dc.titleA gestão escolar e sua relação com os resultados do IDEB: um estudo em duas escolas municipais de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.