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dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorCosta, Daiane Santil-
dc.creatorCosta, Daiane Santil-
dc.date.accessioned2013-03-26T16:38:21Z-
dc.date.available2013-03-26T16:38:21Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9264-
dc.description181 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado tem como objetivo compreender como se dá a mediação pedagógica na aprendizagem da língua escrita de alunos com Síndrome de Down em classes inclusivas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa se deu a partir de um Estudo de Caso, em uma escola particular de Ensino Fundamental I, de pequeno porte, situada na cidade de Salvador, Bahia. Entende-se que o processo de aquisição da escrita se apresenta como um caminho de descobertas para a criança, pois imersa num mundo de coisas escritas tem a possibilidade de se desenvolver, enquanto sujeito, na sua relação com o meio e com os outros, como também, de participar de diversas atividades sociais postas numa cultura letrada. Os resultados encontrados, a partir dos dados coletados na observação da prática pedagógica, na entrevista semi-estruturada com as docentes envolvidas e na análise de documentos, evidenciaram que as intervenções pedagógicas (direta e indireta) que professores realizam na aprendizagem da língua escrita da criança com Síndrome de Down, se baseiam na concepção de linguagem tradicional para alfabetizar. Além disso, notou-se uma frágil valorização e avaliação da escrita inicial da criança e um trabalho pedagógico, no campo da linguagem, que evidencia a necessidade de definição, pois se mostrou pouco sistematizado e organizado para atender as demandas dos alunos em processo de inclusão escolar. A escola apresenta uma atuação pedagógica dividida, o que requer redefinições quanto à efetivação de um trabalho pedagógico planejado e estruturado considerando a diversidade presente na sala de aula. Acredita-se que as condições reais de acesso e permanência das crianças com Síndrome de Down nas escolas requerem a identificação das particularidades desses sujeitos e uma pedagogia atenta às reais demandas e adaptações curriculares favoráveis aos processos de aprendizagem dos alunos, numa perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectMediação do professorpt_BR
dc.subjectAprendizagem da língua escritapt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA mediação de professores na aprendizagem da língua escrita de alunos com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvador.pt_BR
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