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dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorSantos, Romilson Augusto dos-
dc.creatorSantos, Romilson Augusto dos-
dc.date.accessioned2013-03-26T16:08:09Z-
dc.date.available2013-03-26T16:08:09Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9262-
dc.description159 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractNa presente tese, buscamos publicizar uma investigação onde a centralidade são questões e argumentos heurísticos relativos ao Lazer, Educação e Culturas Juvenis e suas relações formativas. Inspirou-me lançar elementos que trouxessem para o centro da discussão sobre o Currículo e a formação o que, para nós, é de grande sentido e significado: práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis urbanas contemporâneas. É em torno do diálogo com a literatura, com as vivências práticas dos atores sociais, que serão identificados os aspectos que constituem a opção epistemológica desse estudo, na perspectiva de compreender os sentidos e significados atribuídos às práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis, tais como os movimentos dos “graffiteiros” e dos “skatistas”.Essa tese tem como objetivo identificar aspectos formativos que suas culturas de lazer veiculam em relação aos “atos de currículo” que experienciam , bem como expressões de práticas de lazer, permitindo dialogar no campo educacional em direção a uma educação cidadã plural. Como procedimentos metodológicos, utilizamos: diálogo com os autores da área; análise de conteúdo dos textos de livros, periódicos e outros; observação e registro das práticas; análise das falas dos atores/jovens pesquisados para re-conhecer os sentidos e significados atribuídos ao lazer e seus conteúdos culturais. Tomamos como base, estudos etnográficos das práticas educativas pautadas na etnopesquisa crítica e, nesse sentido, adotamos uma atitude de investigação que deseja apontar, a partir das conclusões da investigação em pauta, para proposições que podem ser anunciadas no âmbito dos cenários de organização e expressão de culturas juvenis contemporâneas, identificando-as no projeto histórico que desejamos construir para a educação e para as novas políticas públicas juvenis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLazer e educaçãopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectMovimento da juventudept_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleEducação, lazer e cultura juvenil: investigando práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis urbanas contemporâneas e suas relações com os "atos de currículo".pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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