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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Santos, Romilson Augusto dos | - |
dc.creator | Santos, Romilson Augusto dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-26T16:08:09Z | - |
dc.date.available | 2013-03-26T16:08:09Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9262 | - |
dc.description | 159 f.: il. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na presente tese, buscamos publicizar uma investigação onde a centralidade são questões e argumentos heurísticos relativos ao Lazer, Educação e Culturas Juvenis e suas relações formativas. Inspirou-me lançar elementos que trouxessem para o centro da discussão sobre o Currículo e a formação o que, para nós, é de grande sentido e significado: práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis urbanas contemporâneas. É em torno do diálogo com a literatura, com as vivências práticas dos atores sociais, que serão identificados os aspectos que constituem a opção epistemológica desse estudo, na perspectiva de compreender os sentidos e significados atribuídos às práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis, tais como os movimentos dos “graffiteiros” e dos “skatistas”.Essa tese tem como objetivo identificar aspectos formativos que suas culturas de lazer veiculam em relação aos “atos de currículo” que experienciam , bem como expressões de práticas de lazer, permitindo dialogar no campo educacional em direção a uma educação cidadã plural. Como procedimentos metodológicos, utilizamos: diálogo com os autores da área; análise de conteúdo dos textos de livros, periódicos e outros; observação e registro das práticas; análise das falas dos atores/jovens pesquisados para re-conhecer os sentidos e significados atribuídos ao lazer e seus conteúdos culturais. Tomamos como base, estudos etnográficos das práticas educativas pautadas na etnopesquisa crítica e, nesse sentido, adotamos uma atitude de investigação que deseja apontar, a partir das conclusões da investigação em pauta, para proposições que podem ser anunciadas no âmbito dos cenários de organização e expressão de culturas juvenis contemporâneas, identificando-as no projeto histórico que desejamos construir para a educação e para as novas políticas públicas juvenis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lazer e educação | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.subject | Movimento da juventude | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.title | Educação, lazer e cultura juvenil: investigando práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis urbanas contemporâneas e suas relações com os "atos de currículo". | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Romilson A. dos Santos.pdf | 12,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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