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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.authorPereira, Fernanda Almeida-
dc.creatorPereira, Fernanda Almeida-
dc.date.accessioned2013-03-25T18:06:19Z-
dc.date.available2013-03-25T18:06:19Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9250-
dc.description276 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, no Brasil e em diversos países, estudos sobre a saúde física e mental revelam o adoecimento dos professores no exercício do trabalho. Ao examinar as condições de trabalho e saúde das professoras de uma Creche de uma universidade pública na cidade do Salvador/Bahia (Brasil), esta pesquisa tem como principal objetivo analisar, para melhor compreender, como professoras da Educação Infantil referem e lidam com as condições de trabalho e saúde, e, por conseguinte, com o par dialético prazer e sofrimento, buscando identificar as estratégias de que lançam mão para o enfrentamento destas situações no cotidiano educativo. Trata-se de um estudo de caso, em função da singularidade do contexto investigado. Elegemos o método etnográfico com enfoque dialético como eixo norteador da pesquisa, em função desta investigação abordar a subjetividade docente. Os instrumentos utilizados foram o questionário sobre condições de trabalho e saúde referidos, entrevista semiestruturada sobre as situações que evocam prazer e sofrimento e as formas de lidar no cotidiano e análise documental de mensagens de e-mails e legislação que normatiza a carreira de Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Esta é uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, pois utilizamos tratamento estatístico para analisar os dados quantitativos e análise de conteúdo nos dados qualitativos, organizada em duas partes: a primeira contextualiza o lócus empírico e avalia as condições de trabalho e saúde referidas pelas professoras. A segunda apresenta e discute as situações descritas como geradoras de prazer e sofrimento e as formas como as professoras lidam com este par dialético no cotidiano. Conclui que as condições de trabalho refletem na saúde, geram sofrimento psíquico e adoecimento nas professoras. Por sua vez, exigem diferentes formas de lidar, dentre elas as professoras fazem a opção pelo enfrentamento, que são: a luta; a busca por qualificação docente; relacionar-se satisfatoriamente com as crianças; o grupo docente como ambiente de apoio; trabalho pedagógico inspirado na arte-educação e nas atividades com potencial lúdico; a fé, o acompanhamento médico e psicológico, quando necessário. Portanto, a partir desta pesquisa, é possível afirmar que, as professoras utilizam diversas estratégias para enfrentar o sofrimento psíquico no cotidiano e o trabalho docente, inspirado nas atividades lúdicas, contribui para o fortalecimento dos recursos internos e o desenvolvimento da capacidade de resiliência das professoras, mas não descarta a necessidade de intervenção e mudanças no ambiente laboral de modo que este se torne mais saudável.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectProfessores de crechespt_BR
dc.subjectStress ocupacionalpt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectSaúde e trabalhopt_BR
dc.titleLudicidade e resiliência: como professoras de educação infantil lidam com o prazer e o sofrimento no contexto educativo.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvador.pt_BR
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