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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fernandes, Ciane | - |
dc.contributor.author | Reis, Andréia Maria Ferreira | - |
dc.creator | Reis, Andréia Maria Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-23T14:34:58Z | - |
dc.date.available | 2013-03-23T14:34:58Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9209 | - |
dc.description | 185f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo tecer relações entre o interno e o externo no corpo do atordançarino a partir do modelo conceitual do Anel de Moebius. Para tanto, este trabalho desenvolveu-se em três capítulos: no primeiro, realizou-se uma abordagem históricofilosófica do corpo em movimento no decorrer dos séculos XIX e XX, a partir dos estudos de Delsarte, passando por Laban até a atualidade. No capítulo II, realizou-se uma abordagem técnica, com o propósito de esclarecer os métodos utilizados na pesquisa - o Authentic Movement, sendo utilizado nesta pesquisa sua tradução como Movimento Genuíno e o Sistema Laban/Bartenieff. O terceiro capítulo discute a aplicação destes métodos em aulas e sessões no decorrer do ano de 2006, com alunos e participantes de formações distintas, além da minha participação, confirmando o caráter interdisciplinar da nossa abordagem. O fio condutor desta pesquisa foi a ”mudança” e a “conexão”, assim indicado por Peggy Hackney (discípula de Bartenieff) como abertura ao processo criativo. Os referenciais teóricos dialogaram com a prática, contribuindo no desenvolvimento desta investigação e conduzindoa à elaboração da experimentação Hibridus Corpus, apresentada em duas ocasiões distintas, em dois espaços alternativos: uma, na Galeria de Artes da EBEC, na Pituba (Salvador-BA) e outra na Escola de Belas Artes da UFBA. A partir da experimentação, concluímos que o processo criativo aberto, a partir do Movimento Genuíno e do Sistema Laban/Bartenieff, estabelece uma estrutura sólida, porém flexível, baseada no corpo como sujeito e em sua linguagem mutável, permitindo a participação ativa e a interferência do público. Comprovamos, assim, que a associação do Movimento Genuíno e do Sistema Laban/Bartenieff é coerente tanto no preparo corporal quanto no processo criativo e na apresentação cênica – três instâncias que se sobrepõem neste processo in continuum do Anel de Moebius. Através da associação daqueles métodos, ativamos a autonomia e o poder do corpo, integrando-o ao espaço dinâmico, expandindo possibilidades criativas, rompendo fronteiras e promovendo a mudança e a trans-formação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Interno/Externo | pt_BR |
dc.subject | Movimento Genuíno | pt_BR |
dc.subject | Sistema Laban/Bartenieff | pt_BR |
dc.title | O Corpo rompendo fronteiras: uma experimentação a partir do movimento genuíno e do sistema Laban/Bartenieff | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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