Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Celma Borges-
dc.contributor.authorPereira, Ana Carolina Reis-
dc.creatorPereira, Ana Carolina Reis-
dc.date.accessioned2013-03-22T19:38:27Z-
dc.date.available2013-03-22T19:38:27Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9180-
dc.description183 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractAs legislações educacionais têm preconizado como tarefa primordial da atividade pedagógica promover uma educação voltada para os ideais e valores da cidadania, pautada pelo paradigma dos direitos humanos. Nesta pesquisa, analisamos os princípios da educação em direitos humanos estabelecidos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), em cujo âmbito foram definidas ações programáticas tendo em vista a sua inserção nas políticas públicas do poder executivo. No Eixo Educação Básica, o PNEDH destaca a formação docente como um elemento indutor da cultura dos direitos humanos nos diferentes contextos educacionais. Com efeito, em 2008, o Ministério da Educação (MEC) executou uma atividade de formação contínua tendo em vista esta inserção. Nesta perspectiva, o presente estudo tem por objeto de análise a representação social de professores da rede pública estadual acerca desta atividade formativa, denominada Capacitação de Educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos – REDH BRASIL/MEC. Para sua consecução, objetivamos identificar a representação social que os professores da rede pública estadual têm do conceito de direitos humanos e da formação continuada em análise. Desenvolvida sob o enfoque da pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário misto e a entrevista semiestruturada, analisados a partir do referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Não obstante as representações sociais dos professores tenham revelado que os conteúdos ministrados neste curso estão ancorados em saberes teóricos, concluiu-se que ao enfatizar a abordagem teórica dos direitos humanos, em detrimento de sua transposição para a prática docente, a repercussão pretendida com a sua execução não foi plenamente satisfeita. Considerando que qualquer alteração proposta a partir de uma atividade formativa terá seu conteúdo confrontado com a experiência que o professor acumula em sua prática, far-se-á necessário considerar os saberes construídos e veiculados pelos indivíduos no âmbito da interação pedagógica, adequando-o às necessidades educacionais e aos contextos sociais de suas atuações e práticas pedagógicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectDireito a Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleA teoria transforma a prática?: um estudo sobre a representação social de professores sobre direitos humanos na rede estadual de educação.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvador.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Ana Pereira1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.