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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorCarvalho, Marize Souza-
dc.creatorCarvalho, Marize Souza-
dc.date.accessioned2013-03-22T17:22:52Z-
dc.date.available2013-03-22T17:22:52Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9176-
dc.description165 f.: ilpt_BR
dc.description.abstractA presente tese insere-se entre as que tratam da formação de professores no contexto das relações entre o Estado e Movimentos de Luta Social no campo. Problematiza a formação humana a partir das relações estabelecidas no modo de produção capitalista, que tem na propriedade privada burguesa e na negação das riquezas aos que a produzem seus pilares centrais. Levanta as hipóteses em torno dos rumos resultantes da luta em defesa das reivindicações transitórias sobre educação e formação de professores para a educação básica nas escolas do campo e busca dados em fontes documentais para encontrar as regularidades na luta pela terra, pela educação e pela formação de professores do campo. Delimita estes dados ao Grupo Permanente de Trabalho da Educação do Campo/Comissão Nacional da Educação do Campo, por ser este espaço um local de confronto entre as reivindicações dos movimentos de luta social do campo e as políticas educacionais do Estado burguês, que expressam contradições e possibilidades da Educação do Campo. As regularidades encontradas nos permitem concluir que a formação de professores, como a Licenciatura em Educação do Campo, estão na dependência da intensificação e da unidade da luta dos trabalhadores da cidade e do campo na conquista de suas reivindicações transitórias e históricas, a saber: um Plano Nacional de Formação de Professores na perspectiva da valorização do magistério e da formação humana emancipatória, sintonizados com as lutas da classe trabalhadora pela superação do modo de produção capitalista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectLuta de Classept_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPolíticas de formação de professorespt_BR
dc.titleRealidade da educação do campo e os desafios para a formação de professores da educação básica na perspectiva dos movimentos sociais.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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