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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9171
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rosa Meire Carvalho de | - |
dc.creator | Oliveira, Rosa Meire Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T15:36:32Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T15:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9171 | - |
dc.description | 240 f.: il. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata dos processos de ampliação de fronteiras educativas ancorados no binômio educação-território e suas interfaces com as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Para tanto, são analisadas iniciativas que enfocam práticas edu-cativas que se propõem a extrapolar os muros da escola – o Projeto Cidades Edu-cadoras; algumas experiências do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma ONG mineira; bem como o Programa Mais Educação, do governo fe-deral. Foi constituído um amplo diálogo com autores que discutem as temáticas, dentro da perspectiva de estudos críticos e pós-críticos, com vistas a respaldar o enfoque complexo com o qual é desenvolvida esta pesquisa qualitativa de cariz et-nográfico. O objetivo é buscar contribuir para os debates que têm em vista o alarga-mento do campo educativo, no seio de estudos que concebem os limites da escola enquanto espaço privilegiado de formação. O argumento geral é de que, para além dos espaços formais de aprendizagens, vêm se constituindo outras redes polifônicas de saberes, poderes e fazeres, tanto no próprio território das cidades, articuladas à educação formal, não-formal e informal, quanto em redes de caráter global, que po-tencializam a construção do conhecimento colaborativo. O trabalho aponta para a tensão dos processos educativos quando não levam em conta as transformações promovidas pelas tecnologias digitais de base informática, que afetam as culturas, conhecimentos, identidades e valores das novas gerações de aprendentes, aqui compreendidos como ―aprendentes cyborgues‖. Tal noção, nesta tese, tem por obje-tivo também contribuir para o diálogo com o campo educacional, à medida que dis-cute a existência de uma nova sensibilidade promovida pela cibercultura e pelas técnicas, que certamente irão influenciar as questões que os educadores se colocam em relação a que melhor currículo servirá ao atendimento das necessidades de a-prendizagem permanente das novas gerações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Espaços de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendente Cyborgue | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Redes | pt_BR |
dc.title | As novas geografias das culturas, conhecimentos e aprendizagens: ampliando relações entre o território escolar, cidades e redes digitais de informação e comunicação. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rosa Meire C. de Oliveira.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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