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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Araújo, Rosane Cardoso de | - |
dc.contributor.author | Illescas, Agnes Eliane Leimann | - |
dc.creator | Illescas, Agnes Eliane Leimann | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:41:23Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:41:23Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9141 | - |
dc.description | 115 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo principal a investigação dos processos motivacionais intrínsecos e extrínsecos que norteiam a aprendizagem pianística, a partir da análise das práticas de estudo diário do instrumento vivenciadas pelos alunos de piano dentro e fora da sala de aula. A metodologia escolhida para o desenvolvimento desta pesquisa foi o estudo multicasos, onde foram realizadas entrevistas com seis alunos, divididos em dois grupos, e seus respectivos professores, além dos pais ou responsáveis, procurando levantar dados de forma a trazer o máximo de informações sobre hábitos e contextos de estudo domiciliar e escolar. A principal justificativa está na idéia de que o aprofundamento de questões que envolvem a performance no piano e motivação para o estudo, podem contribuir para o reconhecimento de processos significativos de ensino, além de processos para o conhecimento vinculados à realização da prática musical. Diante disso, após a análise dos dados da investigação pode-se apresentar como resultados a confirmação de que a motivação para o estudo do piano é parte fundamental do aprendizado e que se configura por meio de fatores diversos como o interesse no programa a ser executado, os procedimentos da condução docente, a participação dos pais/responsáveis no acompanhamento e incentivo ao estudo, o ambiente de estudo, a auto-estima e o gerenciamento das metas. De modo geral os dados apontaram para a conclusão de que a motivação intrínseca é o fator fundamental para a persistência na prática musical dos participantes, enquanto que os processos de motivação extrínsecos não foram significativos no contexto estudado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | motivação | pt_BR |
dc.subject | aluno | pt_BR |
dc.subject | piano | pt_BR |
dc.subject | performance | pt_BR |
dc.subject | educação musical | pt_BR |
dc.subject | motivation | pt_BR |
dc.subject | student | pt_BR |
dc.subject | piano | pt_BR |
dc.subject | performance. | pt_BR |
dc.subject | musica | pt_BR |
dc.title | Motivação e prática musical: uma investigação sobre o estudo cotidiano do piano por crianças. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
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