Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Rosane Cardoso de-
dc.contributor.authorIllescas, Agnes Eliane Leimann-
dc.creatorIllescas, Agnes Eliane Leimann-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:41:23Z-
dc.date.available2013-03-22T14:41:23Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9141-
dc.description115 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal a investigação dos processos motivacionais intrínsecos e extrínsecos que norteiam a aprendizagem pianística, a partir da análise das práticas de estudo diário do instrumento vivenciadas pelos alunos de piano dentro e fora da sala de aula. A metodologia escolhida para o desenvolvimento desta pesquisa foi o estudo multicasos, onde foram realizadas entrevistas com seis alunos, divididos em dois grupos, e seus respectivos professores, além dos pais ou responsáveis, procurando levantar dados de forma a trazer o máximo de informações sobre hábitos e contextos de estudo domiciliar e escolar. A principal justificativa está na idéia de que o aprofundamento de questões que envolvem a performance no piano e motivação para o estudo, podem contribuir para o reconhecimento de processos significativos de ensino, além de processos para o conhecimento vinculados à realização da prática musical. Diante disso, após a análise dos dados da investigação pode-se apresentar como resultados a confirmação de que a motivação para o estudo do piano é parte fundamental do aprendizado e que se configura por meio de fatores diversos como o interesse no programa a ser executado, os procedimentos da condução docente, a participação dos pais/responsáveis no acompanhamento e incentivo ao estudo, o ambiente de estudo, a auto-estima e o gerenciamento das metas. De modo geral os dados apontaram para a conclusão de que a motivação intrínseca é o fator fundamental para a persistência na prática musical dos participantes, enquanto que os processos de motivação extrínsecos não foram significativos no contexto estudado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectmotivaçãopt_BR
dc.subjectalunopt_BR
dc.subjectpianopt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.subjectmotivationpt_BR
dc.subjectstudentpt_BR
dc.subjectpianopt_BR
dc.subjectperformance.pt_BR
dc.subjectmusicapt_BR
dc.titleMotivação e prática musical: uma investigação sobre o estudo cotidiano do piano por crianças.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Agnes Eliane Leimann Illescas seg.pdf614,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.