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dc.contributor.advisorFonseca, Diana Santiago da-
dc.contributor.authorAssis, Carlos Alberto-
dc.creatorAssis, Carlos Alberto-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:37:48Z-
dc.date.available2013-03-22T14:37:48Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9132-
dc.description90 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de questões relativas à análise de proporções, de seu possível papel como elemento organizador das estruturas do discurso musical e de sua relação com a coerência deste discurso, investigando os elementos responsáveis pelo estabelecimento de coesão e coerência entre as peças do conjunto dos dez Improvisos para piano, de Camargo Guarnieri. A partir da análise da obra, buscou-se estabelecer uma relação entre a possível presença de elementos proporcionais e os processos composicionais relacionados à improvisação. As dez peças do conjunto de Improvisos foram investigadas em relação às proporções existentes entre as partes componentes dentro de uma mesma peça (intraopus) e em todas as peças do conjunto (extraopus), a partir de duas abordagens: a) diretamente da partitura (proporção espacial) e b) a partir de gravação (proporção temporal). Após análise estrutural, foi aplicado o sistema de proporções proposto por Charles Madden – em relação à Seção Áurea e Seção Áurea Secundária – e as razões de meio, terço e dois terços, propostas por Elizabeth Rangel. Como resultado, percebe-se a preferência pela organização em proporções simples (meio, terço e dois terços); nenhum dos improvisos atingiu a margem necessária de aproximação da Seção Áurea e da Seção Áurea Secundária (0,1 a 1%) e os elementos de coesão configuram-se através da distribuição e organização seqüencial das peças no conjunto e da citação e referenciação de configurações melódicas e harmônicas. Ainda como parte dos questionamentos apresentados, apresenta-se a sugestão para futuros trabalhos de que a proporcionalidade, indiretamente apreendida como forma, possa talvez estabelecer coerência na proporção a partir da estrutura formal, o que, se vier a ser confirmado, pode ajudar a compreender a proporcionalidade como origem histórica da forma, como elemento gerador do processo de organização formal e estrutural.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCamargo Guarnieript_BR
dc.subjectimprovisaçãopt_BR
dc.subjectproporçõespt_BR
dc.subjectcoesãopt_BR
dc.subjectnacionalismo musicalpt_BR
dc.subjectpianopt_BR
dc.subjectmúsica - interpretação (fraseado, dinâmica, etc.)pt_BR
dc.subjectCamargo Guarnieript_BR
dc.subjectimprovisationpt_BR
dc.subjectproportionspt_BR
dc.subjectcohesionpt_BR
dc.subjectmusical nationalismpt_BR
dc.subjectmúsicapt_BR
dc.titleCoesão e proporções nos improvisos para piano de Camargo Guarnieript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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