Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFonseca, Diana Santiago da-
dc.contributor.authorMilani, Margareth Maria-
dc.creatorMilani, Margareth Maria-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:33:09Z-
dc.date.available2013-03-22T14:33:09Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9122-
dc.description236f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de questões relativas às interfaces entre análise, interpretação e performance na coleção de peças denominada Prelúdios Tropicais do compositor brasileiro César Guerra-Peixe (1914-1993). Propondo uma reflexão abrangente sobre o entrelace das três atividades, procuramos delimitar o quanto é possível, através da análise de uma obra, constituir possibilidades interpretativas. Uma contextualização histórica do compositor, encontrada no segundo capítulo, propiciou o levantamento de informações pertinentes à trajetória estilística de Guerra-Peixe. O referencial analítico da coleção foi elaborado a partir de textos de autores como Persichetti, Bent, Piston, Kostka e Payne, Schoenberg, Antenor Ferreira Corrêa entre outros. O marco teórico da investigação analítica das dez peças da coleção foi o livro do próprio Guerra-Peixe, Melos e harmonia acústica – princípios de composição musical; quanto às questões pertinentes ao modalismo, foi a obra da professora Ermelinda Paz, O Modalismo na Música Brasileira. Consideraram-se as tendências contemporâneas da pesquisa em música, que questiona uma perspectiva interpretativa absoluta de uma obra de arte. Através da transposição da ‘tríade’ citada (análise, interpretação e performance), verificou-se a possibilidade e a pertinência na construção de um panorama entre conhecimentos levantados e sua projeção na obra, criando caminhos e princípios para uma prática interpretativa e performática da coleção. O capítulo final, atuando como elemento catalisador das reflexões anteriormente feitas, propõe referências e conexões entre o ato de analisar, interpretar e executar a obra Prelúdios Tropicais em sua íntegra.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuerra-Peixept_BR
dc.subjectPrelúdios Tropicaispt_BR
dc.subjectMúsica para pianopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectHarmoniapt_BR
dc.subjectProcedimentos pós-tonaispt_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subjectMaterial folclóricopt_BR
dc.titlePrelúdios Tropicais de Guerra-Peixe: uma análise estrutural e sua projeção na concepção interpretativa da obrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao%20Margareth%20Milani%20seg.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.