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dc.contributor.advisorGarcia, Sonia Maria Chada-
dc.contributor.authorRosa, Laila Andresa Cavalcante-
dc.creatorRosa, Laila Andresa Cavalcante-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:17:36Z-
dc.date.available2013-03-22T14:17:36Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9113-
dc.description293f.pt_BR
dc.description.abstractO terreiro Ilê Axé Oyá Meguê ou Seita Africana Santa Bárbara, regido pelo orixá Iansã, carrega mais de sete décadas de história no percurso de sua construção religiosa, musical e identitária. Este terreiro possuiu como protagonistas desta construção duas filhas de Iansã – Maria das Dores da Silva, conhecida como Maria Oiá e Severina Paraíso da Silva - Mãe Biu. A presença de Iansã nesta casa de nação Xambá, localizada em Olinda, Pernambuco, conduziu a pesquisa a uma compreensão da história de suas filhas e à importância desse orixá e de sua música. O repertório musical dedicado a Iansã representa um elemento catalisador e gerador de complexo um único que abarca histórias, construções, gênero e resistência cumprindo um papel fundamental. A música atrelada às diversas faces de Iansã é aqui concebida como um significante veículo não apenas em direção ao divino, mas também em direção ao humano.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEpahei Iansã! música e resistência na nação Xambá: uma história de mulherespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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