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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9113
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Garcia, Sonia Maria Chada | - |
dc.contributor.author | Rosa, Laila Andresa Cavalcante | - |
dc.creator | Rosa, Laila Andresa Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:17:36Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:17:36Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9113 | - |
dc.description | 293f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O terreiro Ilê Axé Oyá Meguê ou Seita Africana Santa Bárbara, regido pelo orixá Iansã, carrega mais de sete décadas de história no percurso de sua construção religiosa, musical e identitária. Este terreiro possuiu como protagonistas desta construção duas filhas de Iansã – Maria das Dores da Silva, conhecida como Maria Oiá e Severina Paraíso da Silva - Mãe Biu. A presença de Iansã nesta casa de nação Xambá, localizada em Olinda, Pernambuco, conduziu a pesquisa a uma compreensão da história de suas filhas e à importância desse orixá e de sua música. O repertório musical dedicado a Iansã representa um elemento catalisador e gerador de complexo um único que abarca histórias, construções, gênero e resistência cumprindo um papel fundamental. A música atrelada às diversas faces de Iansã é aqui concebida como um significante veículo não apenas em direção ao divino, mas também em direção ao humano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Epahei Iansã! música e resistência na nação Xambá: uma história de mulheres | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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laila%20dissertacao%20parte1seg.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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